Documento, que será enviado para aprovação da Câmara na segunda quinzena de maio, foi finalizado na Conferência Municipal de Educação que aconteceu nos dias 24 e 25
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 28 de abril de 2015 - O Plano Municipal de Educação de Santo André foi concluído no último sábado (25), durante a Conferência Municipal de Educação, iniciada na sexta feira (24) em cerimônia realizada no Teatro Municipal com a presença de mais de 500 pessoas. O documento, que traz metas para o setor para serem cumpridas nos próximos dez anos, será encaminhado para a aprovação da Câmara Municipal na segunda quinzena de maio.
Para levantar as principais ações necessárias para a garantia de uma educação de qualidade para o município com ações a médio e longo prazos, foram realizadas diversas discussões que envolveram a comunidade e profissionais da área nos Fóruns Municipais de Educação, no ano passado. Neste ano quatro pré-conferências que aconteceram em escolas municipais espalhadas pela cidade para facilitar a participação da população, possibilitaram mais uma vez a análise das principais sugestões.
Os pontos destacados nestas discussões foram levados à Conferência Municipal da Educação. “ Estamos finalizando um trabalho árduo, realizado com muita dedicação nos últimos meses. Vamos reafirmar neste final de semana tudo o que foi destacado como prioridades para a Educação da nossa cidade”, frisou o secretário de Educação, Gilmar Silvério, que destacou a importância da participação da população no processo. A escolha das metas que comporiam o Plano Municipal prosseguiu por todo o sábado (25), no Centro Universitário Anhanguera.
Todos os municípios brasileiros têm até junho para concluir e ter a aprovação da Câmara de seus Planos Municipais. Este prazo foi estabelecido pela lei nº 13.005 , de 25 de junho de 2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE estabeleceu 20 metas que o Brasil deve alcançar na área de Educação nos próximos dez anos. Engloba ações que vão da educação infantil até o ensino superior, ensino privado ou público, incluindo valorização do professor, educação inclusiva, financiamento da educação e outros temas. Mas para que estes objetivos aconteçam, é importante que os Planos – municipal, estadual e nacional – estejam integrados. De acordo com o secretário de Educação, Gilmar Silvério, os Planos – municipal, estadual e nacional - servem como instrumento de planejamento e levam em consideração as competências de cada um no que tange às polícias educacionais.
“O Plano Nacional de Educação estabeleceu 20 metas ousadas, mas algumas já estamos alcançado. Santo André, no ano passado, foi contemplada com o selo ‘Município Livre do Analfabetismo’, concedido pelo MEC às cidades que alcançaram a meta de 96% da população com mais de 15 anos alfabetizada. Estamos trabalhando muito para alcançar as outras metas. Um exemplo dissoé a inauguração, em abril, da creche Maria Dolores Felipe Silva, no Jardim Milena, com capacidade de atendimento para 300 crianças”, destacou o prefeito Carlos Grana.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.