Projeto literário trará uma vez por mês convidados para discutir os costumes, curiosidades e causos das cidades do ABC
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 11 de maio de 2015 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo pretende debater a formação de nossa cidade, por meio da literatura, com o início do projeto ‘E Se João Ramalho Contasse Histórias...’, que discutirá a história, os costumes, a cultura, as curiosidades e os causos de Santo André e das demais cidades da região. O projeto reunirá, uma vez por mês, sempre na segunda quarta-feira, convidados que falarão sobre essas características. Os encontros vão acontecer na Biblioteca Nair Lacerda (Praça IV Centenário, s/n, 1º andar, Centro), às 19h30.
Os convidados para a estreia do projeto são o grupo de dança e teatro Dandara, de Santo André, que apresentará a performance Piscou, a Vida Passou e os escritores de Mauá Aristides Teodoro e Iracema Mendes Régis. O segundo encontro será realizado em 10 de junho.
No livro “Santo André – Cidade e Imagens”, o sociólogo José de Souza Martins discorre sobre a tarefa de se reconstituir a história de nossa região. “A região do ABC só veio a constituir uma unidade administrativa claramente delimitada, em 1889, com a criação da Vila de São Bernardo poucos meses antes da proclamação da República”, afirma em um trecho do livro.
PROFISSÃO ARTISTA – O segundo debate promovido pela Casa da Palavra com artistas representativos em suas profissões para falar de suas conquistas, decepções, sonhos e desejos vai tratar do profissional que trabalha como arte-educador. Os convidados são o músico e regente da Orquestra de Viola Caipira de Santo André Leandro Pimenta de Abreu, o dançarino Alex Oliveira de Souza, o ator e dramaturgo Antonio Correa Neto, o Toninho, o cineasta Diaulas Ullysses e a diretora de dança da companhia em espaço urbano Projeto Co Paula Petreca.
O encontro, informal e com entrada gratuita, acontece na Casa da Palavra Mário Quintana (Praça do Carmo, 171, Centro).
SERVIÇO I
E Se João Ramalho Contasse Histórias...
Data: 13 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Biblioteca Nair Lacerda (Praça IV Centenário, s/n, 1º andar, Centro)
SERVIÇO II
Debate na Casa da Palavra com experiências de arte-educador
Data: 13 de maio (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana (Praça do Carmo, 171, Centro)
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.