Programação, no Museu da cidade, terá palestras e roteiro cultural pelo Centro
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 15 de maio de 2015 – Entre os dias 18 e 24 de maio a cidade participa da 13ª Semana de Museus, que terá como tema “Museus para uma sociedade sustentável”. A programação será realizada no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, na Rua Senador Fláquer, 470, Centro. Entrada franca.
Para a gerente de preservação do Museu Fátima Regina Tavella Leal, a iniciativa é importante pois é momento de promoção de imagem da instituição e dos processos museológicos. “A programação propicia um ambiente favorável para o debate sobre o tema norteador proposto pelos organizadores. A sustentabilidade que é um dos grandes desafios da vida contemporânea”, afirmou.
Abrindo a programação, no dia 20, das 14h30 às 16h30, será realizada a “Contação de Histórias Afroandreenses”, com a Afro Escola Criativa, que terá a participação de moradores de Santo André e da região do Grande ABC. E das 19h às 20h30, será realizada a atividade “Ponto Corrente – Compartilhamento de processo de dramaturgia”, com a dramaturga Adélia Nicolete que participará de um bate-papo com o público sobre a pesquisa para a criação de uma peça teatral cujo tema é a militância feminina no Grande ABC.
No dia 21, das 14h30 às 16h30, o ambientalista Rafael Monico participará do encontro “Meu Meio Ambiente”, no qual proporá desmistificar o que é Desenvolvimento Sustentável e facilitar o entendimento e a necessidade de sua prática cotidiana.
E no encerramento da semana, no sábado, das 9h às 12h, será realizada mais uma edição do Roteiro Cultural, atividade organizada em conjunto com a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, no qual os participantes percorrem a pé espaços da memória e das artes plásticas na cidade. No roteiro, além do Museu e da Casa do Olhar, o Centro Cívico, no qual são visitados o 43º Salão de Arte Contemporânea, o Tríptico de Burle Marx e a Pinacoteca. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever pelo telefone 4427-7297 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Em Santo André a programação é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André. Mais informações pelo telefone 4427-7297.
SERVIÇO:
13ª Semana de Museus em Santo André
Atividades gratuitas dias 20, 21 e 23 de maio
Local: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa (Rua Senador Fláquer, 470, Centro), tel. 4427-7297
Grátis
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.