Jornalista andreense acompanhou mais de 60 partidas pelos campos da região
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 19 de maio de 2015 – A Casa da Palavra Mario Quintana recebeu na última sexta-feira (15) o jornalista e escritor andreense Marcelo Mendez para o lançamento do livro “Contos da Várzea e Outros Blues”, da editora Córrego, no qual o autor relata, por meio de saborosas crônicas, os personagens, bastidores, resultados e magias do futebol da várzea de Santo André e de outras cidades da região. Pelas 170 páginas do livro, o leitor vai encontrar de tudo um pouco, como a cobertura feita para o jornal ABCD Maior do jogo Jardim Casa Grande (Diadema) X Sacadura Cabral (Santo André) pela final da Copa dos Campeões do ABCD, a “Libertadores do ABCD”, de ir a um jogo no Parque Novo Oratório ao som de Another Night To Cry, de Lonnie Johnson e dos obstinados instrumentos de samba do Humaitá a batucar ferozmente por mais um gol do time da casa.
O livro apresenta 48 crônicas, fruto de mais de 60 coberturas, em 2013, de campeonatos varzeanos, junto de fotografias de sete repórteres-fotográficos da imprensa regional. Junto das histórias, há pitadas de blues, outra paixão do autor, citações de livros, dicas de como acompanhar uma peleja no Guaraciaba como se estivesse no enredo do filme “Boulevard do Crime”, de Marcel Carné. “Contos de Várzea e Outros Blues” tem prefácio de Xico Sá e texto de orelha de Mauro Beting.
No lançamento, a atmosfera da Casa da Palavra assemelhava-se a um estádio, com cerveja, salgadinhos, bom papo, jogadores, dirigentes dos times, repórteres, fotógrafos, equipe de TV e o anfitrião Mendez que atendia a todos atrás de uma dedicatória. A noite rendeu, o jogo foi ganho e o grito de gol ecoou pela Praça do Carmo.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.