Atividade adconteceu quinta-feira (28), no Teatro Municipal, para marcar o encerramento do ciclo de discussões entorno do tema; além de apresentação cultural
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 27 de maio de 2015 – A Prefeitura de Santo André realizou ontem (28), por meio da secretaria de Educação em parceria com a Pasta de Cultura e Turismo, o lançamento do livro “Investigação Operária - Empresários, Militares e Pelegos contra os Trabalhadores”. A atividade realizada no Teatro Municipal marcou o encerramento do mês do trabalhador e também do ciclo de discussões realizadas desde maio do ano passado sobre o Golpe Militar com palestra de Sebastião Lopes Neto, coordenador do projeto ‘Investigação Operária’, do ex-metalúrgico e militante sindical Elias Stein, uma das fontes que fizeram parte do trabalho literário, além de Cido Farias, coordenador técnico do Centro de Memória de Santo André.
Segundo o diretor assistente do departamento de Educação de Jovens e Adultos, Francisco Campos Pacheco Neto, o livro é baseado em uma ampla pesquisa realizada a partir do relato de diversos militantes metalúrgicos da cidade de São Paulo. “São relatos sobre as diversas formas que as forças repressivas utilizavam para conter a organização e a luta dos trabalhadores dessa categoria, o apoio e a organização dos empresários, que se viram livres para ampliar a exploração e a opressão entre os metalúrgicos”, explica Neto.
Durante o mês de maio, foram realizados cinco encontros com os alunos da Educação de Jovens e Adultos, além de militantes dos movimentos de resistência à ditadura. Nestes encontros foram apresentados aos participantes os momentos de torturas e de sofrimento vivenciados por diversos militantes, além da esperança e de suas convicções na luta por uma sociedade mais justa.
“Registrar a memória de trabalhadores e militantes que sofreram as violações impostas pelas forças repressivas, para os autores, é um meio para o reconhecimento das injustiças ocorridas e se constitui um importante elemento para a reflexão sobre a política, a democracia e a garantia de direitos. Nesse momento em que os direitos dos trabalhadores estão sendo severamente atacados pelo projeto de lei nº 4330, que permite a terceirização irrestrita, conhecer a importância histórica da luta dos trabalhadores em seus sindicatos é fundamental para entender todo o esforço feito pelos meios de comunicação para criminalizar as lutas e movimentos sociais”, conclui Neto.
Em 2014 completou-se 50 anos do Golpe de Estado que inaugurou uma longa ditadura civil militar que cassou direitos políticos e perseguiu lideranças populares, além de atentar contra os direitos dos trabalhadores. No ano passado, o mês de maio foi dedicado a reflexão desse período da história.
Serviço
Lançamento do livro “Investigação Operária - Empresários, Militares e Pelegos contra os Trabalhadores”
Quando: quinta-feira (28)
Horário: a partir das 19h
Local: Teatro Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, centro, Santo André
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.