Ação tem como objetivo aproximar a comunidade do espaço escolar; 51 escolas municipais e 32 creches vão participar
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 28 de maio de 2015 - O sábado (30) será agitado na rede municipal de ensino de Santo André. Todas as escolas e creches municipais vão promover atividades culturais, de lazer e esportivas não só para seus alunos, mas também para os pais e para a comunidade. A ação, chamada “A rede em conexão de saberes – escola e comunidade”, vai movimentar 51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Emeiefs) e 32 creches, que atendem aproximadamente 33 mil crianças de até 10 anos.
Cada escola desenvolveu sua própria programação. A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professor Nicolau Moraes de Barros, localizada na Vila Pires, por exemplo, está convidando alunos, pais, funcionários e a comunidade para deixar a escola mais agradável e bonita. Todos vão pintar o muro de 200 metros da unidade. O tema para os maiores, de 1º ao 5º ano , é meio ambiente, e para os pequenos, da educação infantil é jogos e brincadeiras. Os desenhos foram feitos previamente pelas turmas juntamente as professoras. Segundo a diretora da unidade, Fernanda Lopes Ceretti, a ação reforça o respeito à escola e à cidade, além de promover a interação com as famílias. A atividade começa às 9 horas e está prevista para acabar às 16h. A Emeief atende cerca de 800 crianças na educação infantil e ensino fundamental.
Já na creche Laura Dias Camargo, que atende 220 crianças de até 4 anos, no Valparaíso, o sábado será dia de brincar na rua. Para isso, a unidade vai usar a rua da creche, que será fechada pelo departamento de trânsito, e a praça em frente, além do interior da unidade. Serão organizadas atividades e brincadeiras como roda, pião, corda, bambolê, espaço para andar de bicicleta, motoca, skate, brincadeiras cantadas, contação de histórias, espaço de leitura, desenho, pintura com tintas e muitas outras. A programação começa às 9 horas e vai até às 11h30.
O objetivo da iniciativa é aproximar a população da escola, segundo o secretário de Educação, Gilmar Silvério. “A ideia é trazer a comunidade para dentro das unidades para que ela se aproprie do espaço e assim se sinta motivada a participar do dia-a-dia das escolas e a zelar por sua conservação”, acrescentou.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.