Formas de poupar e formar patrimônio, além de aposentadoria e orçamentos familiar e pessoal foram alguns dos temas apresentados
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 01 de junho de 2015 – Em palestra realizada pela Prefeitura de Santo André e pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa), no último dia 27 de maio, um grupo de aproximadamente 60 empreendedores teve a oportunidade de ouvir valiosas dicas, tanto em relação a finanças pessoais quanto negócios. A palestra foi dada pelo professor Sérgio Longaretti, graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, professor do Instituto Educacional BM&FBovespa, além de possuir 30 anos de experiência na área operacional e comercial de corretoras de valores.
Entre os assuntos abordados pelo especialista estavam planejamento de finanças pessoais, formas de poupar e formar Patrimônio, aposentadoria, orçamento pessoal e familiar. Longaretti também falou sobre os tipos de investimentos financeiros e esclareceu dúvidas dos presentes a respeito de como aplicar dinheiro no tesouro direto. O palestrante deu dicas importantes para os empreendedores a respeito de renegociação de débitos com credores com juros menores, compra de mercadorias na quantidade estritamente necessária para e evitar excessos motivados por impulsos e organização de planilha mensal de despesas pessoais.
A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli, esteve presente e falou sobre a importância da atividade para os empreendedores “A Sala do Empreendedor, bem como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, têm trabalhado na formação, capacitação e qualificação de todos os empreendedores que possuem a vontade de fazer a diferença na questão econômica. Em função disso é que temos investido nesse ciclo de palestras e estamos programando dois eventos mensais”.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.
Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.