Palestra acontece às 14h30 no auditório do Parque Escola
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 17 de junho de 2015 - O Conselho Municipal de Educação de Santo André recebe, nesta quinta-feira (18), o especialista em Educação Profissional, Francisco Aparecido Cordão. O educador, que é membro do Conselho Nacional de Educação, vem à cidade para apresentar uma análise das novas formas possíveis de organização dos cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A palestra acontece às 14h30, no auditório do Parque Escola.
“Sabemos que o mundo adulto impõe aos alunos uma série de prioridades, como família e trabalho, que muitas vezes dificulta a sua permanência em sala de aula. Por isso, precisamos pensar em uma organização de curso que permita ao aluno compartilhar seus compromissos rotineiros com o tempo que ele precisa dedicar aos estudos”, explicou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos. Maria Auxiliadora Elias.
Para atender a esta questão, a secretaria de Educação desenvolveu uma proposta de alteração na carga horária e na grade curricular da EJa, para tornar o curso mais atraente e significativo para os adultos. A idéia é aproveitar o conhecimento disponível em espaços fora da sala de aula, e convertê-los em períodos oficiais de estudo, como por exemplo uma visita à Sabina Escola Parqie ou uma sessão de teatro ou cinema. Esta mudança, no entanto, precisa ser discutida e aprovada pelo Conselho Municipal de Educação.“A idéia é fornecer subsídios aos Conselheiros, para que possam fazer uma análise consistente do que está sendo proposto “, acrescentou Maria Auxiliadora.
Os Conselho Municipal de Educação de Santo André é composto por 57 pessoas, sendo que metade são representantes da sociedade civil, de instituições como a APASE (Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial de São Paulo) e a UDEMO (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério do Estado de São Paulo), e a outra metade do poder público, como o profissionais da rede municipal de ensino, da rede estadual e da Fundação Santo André. O mandato do Conselheiro é de dois anos mas as eleições são em anos alternados entre poder público e sociedade civil
Serviço
Palestra Professor Francisco Cordão
Data: 18 de junho, àS 14H30
Local: Rua Anacleto Popote, 46, (entrada de pedestre)
Rua Cananéia, s/n (entrada de veículos)
Valparaíso, Santo André
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade. A rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 10 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, o atendimento em 2014 é de 6 mil crianças de três meses a 3 anos de idade e 8, 4 mil, com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs, são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.