Evento serve de base para apresentação do projeto e publicação que será lançada em julho
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 17 de junho de 2015 – A Associação Mulheres Pela Paz, promoveu na tarde desta quarta-feira (17), evento preparatório para a apresentação do projeto “Mulheres e Homens pela Paz contra o Tráfico de Mulheres e a Violência Sexual”, que acontecerá em julho. O encontro teve como objetivo colocar o foco sobre a importância do tema, já que, segundo dados da Associação Mulheres pela Paz, o tráfico humano é o terceiro crime mais lucrativo do mundo, movimentando aproximadamente 32 bilhões de dólares ao ano. As mulheres, especialmente as mulheres negras, são as principais vítimas, a maioria para fins de exploração sexual.
“Por se tratar de um tema com pouco acúmulo de discussão, o projeto foi considerado inovador e ousado”, apontou a diretora executiva da Associação Mulheres pela Paz, Vera Vieira. Eventos como este vão fortalecer nossos laços na luta por uma sociedade mais igualitária, por um mundo melhor e mais justo”, finalizou Vera. A apresentação e definição do projeto e oficina resultará no lançamento de uma publicação e de um painel público com o mesmo título do projeto. No encontro foram discutidas, ainda, definições de agenda e o levantamento das lideranças que participarão da oficina no evento de lançamento.
A Secretária de Políticas para as Mulheres, Silmara Conchão, frisou que a Secretaria de Politicas para as Mulheres (SPM) de Santo André desenvolve ações importantes na cidade sempre atenta ao papel da mulher. “A criação de uma secretaria voltada para os interesses da mulher demonstra o compromisso da Administração em oferecer espaço para a luta que travamos todos os dias, descontruindo a questão do machismo em nossa sociedade. Somos muitas e agora temos espaço para sermos ouvidas em nossa cidade”, concluiu.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Sobre a Secretaria de Políticas para Mulheres
Primeira Secretaria de Políticas para Mulheres da região do ABC paulista desenvolve ações para garantir autonomia e direitos de cidadania das mulheres, considerando gênero, classe, raça e etnia, geração, deficiência, orientação sexual/identidade de gênero e diversidade regional. A área também articula ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, fomenta políticas e dá suporte a programas e projetos, em parceria com as demais secretarias municipais, além de instituições públicas e privadas, e acompanha e apoia realizações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Busca parceria com universidades da região para produção de pesquisas e extensão. Todo trabalho está em consonância com o Plano Municipal e Nacional de Políticas para as Mulheres. A Secretaria tem apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres do governo federal.
Mais informações para a imprensa
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.