Utilização das faixas exclusivas para os ciclistas será retomada no próximo dia 5 de julho
Acompanhe a Prefeitura de Santo André no Facebook e no twitter
Santo André, 19 de junho de 2015 – No domingo, dia 28 de junho, as ciclofaixas de lazer da cidade não funcionarão por conta da realização do Circuito Sesi-SP de Corrida de Rua, etapa Grande ABC. De acordo com o Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), a não abertura das faixas exclusivas para os ciclistas se deve aos trajetos das duas ações coincidirem e por conta da quantidade de participantes da prova, prevista em 6 mil pessoas. Por conta da realização deste evento, a utilização das ciclofaixas será retomada em 5 de julho.
O DET aproveitará a participação dos ciclistas neste domingo (21), para a distribuição de 3 mil panfletos, além da instalação de diversas faixas espalhadas pelos 10,1 quilômetros do circuito informando sobre o não funcionamento. O circuito tem como ponto de partida o Paço Municipal, seguindo pela Perimetral, Santos Dumont, Artur de Queirós, General Glicério, Industrial, Parque Prefeito Celso Daniel, Rua Padre Vieira e Rua das Figueiras.
Com 10,1 quilômetros de faixas destinadas para as bicicletas, a estrutura conta com 90 monitores e mantém agentes no percurso com motos e viaturas, estrategicamente distribuídos em pontos fixos e itinerantes. As faixas têm funcionamento das 7h30 às 13h30 e conta com estrutura montada com 1,5 mil cones, separando o tráfego de veículos.
Sobre a Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos
A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos é subdividida em departamentos para facilitar sua atuação ampla. A Pasta é responsável por elaborar estudos e projetos de construção e manutenção de obras e equipamentos públicos.
Desenvolve serviços de manutenção do sistema viário, urbanização e manutenção de praças e áreas verdes, poda, plantio de árvores, roçagem, capina, manutenção da rede de iluminação pública, gerencia os transportes públicos no município, além de administrar parques e cemitérios públicos municipais, fiscalizando cemitérios particulares.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Mais informações para a imprensa:
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.