Conselheiros mirins convidaram o chefe do executivo para conferir como está a escola; idéia é visitar todas as unidades da cidade
Santo André, 26 de junho de 2015 - O prefeito de Santo André, Carlos Grana, começou pela Emeief José do Prado, na Sacadura Cabral, onde estudou em 1980, a sua agenda de visitas pelas unidades da rede municipal de ensino. Ele esteve na escola municipal na tarde de ontem (25), acompanhado do secretário de Educação Gilmar Silvério, atendendo ao convite dos alunos , os conselheiros mirins, que estiveram na Prefeitura, em maio, esclarecer dúvidas sobre o Poder Executivo e também para pedir melhorias. Ao chegar ao local, o prefeito pôde verificar como está atualmente a escola e garantiu fazer todos os esforços para, na medida do possível, atender as demandas das crianças.
“Vamos começar pelas solicitações mais urgentes”, disse. Até o final do ano o prefeito pretende visitar as unidades de educação de Santo André (51 Emeiefs, 33 creches e cinco Centros Públicos de Formação Municipal (CPFP) . Ele quer reunir-se com os conselheiros escolares e mirins das respectivas unidades para ouvir as demandas e, junto com a comunidade escolar, encontrar as melhores soluções para resolver os problemas apontados. “Quando nós começamos a estimular as crianças a participarem da vida da escola, não esperávamos que eles aprendessem tão rápido. A gente chega na escola e já tem uma lista de reivindicações”, destacou o prefeito.
No mesmo dia, o prefeito visitou a creche Maria Delphina Carvalho Neves, também no bairro Sacadura Cabral, e o Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Palmares, onde conversou com os conselheiros mirins da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profa. Sônia Aparecida Marques. Para a conselheira escolar da Emeief José do Prado, Tânia Suhabolnik, esse encontro com o prefeito na escola é muito proveitoso. “A gente expõe nossas reivindicações diretamente para ele. Ele estudou aqui a sabe das nossas carências”, disse.
“Isso tudo é um processo. Começamos com do PPA-Criança (Plano Plurianual), depois o OP-Criança (Orçamento Participativo) e agora, o Conselho Mirim articulado com o Conselho de Escola. A partir daí, nós também estamos aprendendo, porque não temos referência em todo o Brasil dessa relação e diálogo entre o poder público e os alunos. Normalmente, nós já chegamos com o bolo pronto. Dificilmente, se dialoga”, frisou o prefeito.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 52 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.