Evento, em São José dos Campos, terá exposição fotográfica realizada por jovens da Vila de Paranapiacaba
Santo André, 7 de julho de 2015 – A exposição fotográfica “Mora Gente Aqui!?”, realizada por um grupo de jovens moradores da Vila de Paranapiacaba, estará presente na 14ª edição do Programa “Revelando São Paulo”, que neste ano acontecerá na cidade de São Jose dos Campos. O evento será realizado entre os dias 8 e 12 de julho no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, na cidade do Vale do Paraíba.
A exposição integra o Projeto Infinito Olhar, desenvolvido pelo fotógrafo Paulo Riscala e pela psicóloga e arteterapeuta Elisangela Cristina de Oliveira com jovens moradores da Vila ferroviária de Santo André. De acordo com o fotógrafo, esta é a terceira vez consecutiva que o projeto participa do Programa “Revelando São Paulo”, que reúne série de atrações que tem por objetivo divulgar a cultura paulista. O projeto tem o apoio do Ateliê Residência Cia. da Terra. Ainda de acordo com ele, com a exposição, os jovens revelam que “Eles existem em Paranapiacaba”, são integrantes do patrimônio humano e histórico da vila.
O Projeto Infinito Olhar nasceu da experiência da psicóloga e arteterapeuta Elisangela Cristina de Oliveira e o fotógrafo e publicitário Paulo Riscala Madi que oferecem seus conhecimentos a serviço da comunidade do local onde escolheram viver: a Vila Ferroviária de Paranapiacaba. Em 2015 a iniciativa comemora cinco anos de atividade.
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.