Prêmio nacional consiste em reconhecer quais empresas demonstram melhor visão geral de gestão
Santo André, 24 de julho de 2015 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentaram, na manhã desta sexta-feira (24), no auditório Heleny Guariba, o Prêmio de Competitividade para a Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2015. Concedido anualmente em duas etapas (estadual e nacional), o evento consiste em reconhecer quais as empresas em seus respectivos setores demonstram ter melhor visão geral de gestão de empresa, tanto no que se refere às suas operações, às finanças, ao marketing ou ao pessoal.
“Esta ação fortalecerá as relações e auxiliará em muito nossas empresas a superarem as dificuldades, além de direcioná-las na tomada de melhores soluções”, disse a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Famelli, durante recepção dos empresários da indústria, do comércio e de prestação de serviços da cidade que compareceram ao evento de hoje.
Para participar do MPE Brasil 2015, as empresas inscritas deverão preencher um questionário simples com 37 perguntas de autoavaliação e enviá-lo ao Sebrae-SP. O questionário está disponível no portal www.premiompe.sebrae.com.br.
Em seguida, os empresários receberão um relatório do Sebrae (com fornecimento de login e senha de acesso) de uma avaliação personalizada e gratuita demonstrando em que setores a respectiva empresa está fortalecida ou enfraquecida. Essa avaliação obedece a critérios estabelecidos pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), Sebare, Grupor Geradau, Petrobras, pelo Instituto Paulista de Excelência de Gestão, Fiesp e Fecomércio.
O coordenador do Escritório Regional do Sebrae do Grande ABC, Fábio Costa de Souza, explicou que estes critérios de avaliação da empresa, conhecido como “Modelo de Excelência da Gestão (MEG)” indica em qual setor o empresário precisa melhorar. “Sem esse diagnóstico, muitas vezes o empresário não saberá onde investir. Somente respondendo ao questionário, ele já terá uma ideia do que fazer”. No entanto, o Sebrae irá auxiliar o empresário, por meio de cursos e palestras, sobre como encontrar os melhores caminhos. “Dependendo da situação e do empresário, em menos de três meses, a empresa já estará muito mais bem avaliada”, concluiu Costa.
Categorias – As empresas concorrerão aos reconhecimentos de “melhor gestão” nas seguintes categorias:
Agronegócio
Comércio
Indústria
Prestação de Serviços nas áreas da Educação, Saúde, Tecnologia de Informação, de Turismo (bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de viagens, transportes turísticos, entre outros).
Além dessas categorias, as empresas poderão concorrer também ao “Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social”, voltada à preservação do meio ambiente, ou ao “Destaque de Inovação”, que avalia como a empresa promove um ambiente em que estimule a inovação de seus produtos, serviços ou modelo de gestão como um processo contínuo e formal.
O prazo para as inscrições, bem como a devolução dos questionários de autoavaliação encerra-se no próximo dia 31 de julho. Os vencedores da etapa estadual passaram à etapa nacional, quando serão novamente avaliados. Este ano, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santo André, o Grande ABC realizará de forma pioneira o reconhecimento local das empresas, na segunda quinzena de outubro, em cada uma das sete cidades. Em seguida, premiará as melhores empresas da região, na primeira quinzena de novembro.
Em 2014, existiam na Região do Grande ABC, 1.002 empresas, sendo 357 em Santo André.
Sobre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico promove o desenvolvimento sustentado de Santo André, uma vez que a geração de riquezas desponta como condição essencial para a realização de investimentos na melhoria da infraestrutura da cidade e dos serviços prestados aos munícipes.
Para atingir este objetivo, a Secretaria promove série de ações voltadas ao fortalecimento das empresas de micro, pequeno, médio e grande portes, entre as quais, destacam-se o Banco do Povo Paulista, ações voltadas ao fomento ao comércio e ao desenvolvimento industrial e de serviços, bem como à incubação de empresas de base tecnológica, entre outras. Estas iniciativas contemplam estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e indústrias, com foco tanto no mercado interno como no comércio internacional.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2011, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 29º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Links:
Visite o site:
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Sérgio dos Santos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. tel. (11) 4433-0164