Novidade deste ano será a produção de uma fotonovela, que terá a vila como cenário
Santo André, 06 de agosto de 2015 – Neste fim de semana Paranapiacaba receberá mais uma Convenção Steampunk. Em sua 3ª edição o evento, que reúne entusiastas do universo da literatura de ficção científica do século 19 e das máquinas a vapor, homenageia Julio Verne, autor de clássicos como “Viagem ao centro da Terra” e “20 mil léguas submarinas”, e considerado o pai da ficção científica. A abertura será no sábado às 10h, no Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/nº) com a palestra sobre “Os mistérios da criatividade”, com Guilherme Delmolin e William de Souza. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
A SteamCon de Paranapiacaba é o maior evento do gênero em todo o Brasil e de acordo com os organizadores, tem como proposta fazer uma “imersão espaço-temporal” aos entusiastas da época do auge das máquinas a vapor, por meio de atividades como oficinas de customização, palestras, apresentação de filmes e animes, com muita diversão e confraternização entre os participantes. A novidade desta edição será a produção de uma fotonovela tendo a vila como cenário. A atividade acontecerá no domingo a partir das 15h no Clube ULS. As atividades acontecerão também no Antigo Mercado, que abrigará uma feira de produtos e outros espaços da parte baixa da Vila.
A programação no sábado no Clube ULS contará ainda com a palestra do professor Henrique de Oliveira sobre “Os princípios do motor a vapor – da cultura Steampunk às usinas modernas”, às 10h40. Às 11h tem início o debate sobre Ufologia. A partir das 13h15 o professor Fábio Fernandes (PUC-SP) fará exposição “Em praias industriais: a experiência de escrever Steampunk brasileiro em inglês”, e às 15h a arte-educadora Cecília Camargo realizará palestra sobre “O vapor, os trilhos e o crescimento da região do ABC”. Estão previstas apresentações de dança às 14h45 e 16h15. A apresentação de Paulo Fodra, sobre “Vapor e história alternativa” encerra a programação do sábado às 17h.
No domingo, a programação no Clube ULS tem início às 10h, com a apresentação sobre “Esportes vitorianos e suas indumentárias”, a cargo da designer de moda Aline Dalla Vecchia. A partir das 11h será realizada a mesa “Steampunk tupiniquim: criação literária e retrofuturismo nacional”, com a participação do escritor gaúcho A. Z. Cordenonsi, o professor Enéias Tavares (Universidade Federal de Santa Maria) e da escritora e historiadora Nikelen Witter. Às 13h o autor Yuri Cortez fará palestra “Da Terra à Lua à Terra outra vez: ainda há estilhaços do pai do Steampunk no Steampunk brasileiro?”. O jornalista Lucas Veroneze Tola realiza palestra “Breve histórico dos games e o retrofuturismo”, às 14h. Em seguida, às 14h45, Amanda Teixeira Santos, mais conhecida como Capitã Garra, faz palestra sobre “Dieselpunk: o espírito do óleo”, e às 15h Fábio Melo e o DJ Freon discorrerão sobre a música Steampunk. Ainda no domingo serão realizadas as oficinas de criação de contos com Alvaro Domingos, às 10h, e de construção de um Cosplay Steam, com Alexandre Cavalcante, às 11h. A apresentação da banda Militia encerra a convenção no domingo às 16h no Clube ULS.
O evento SteamCon 2014 é organizado pelo Conselho Steam Punk e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo André. A programação completa do evento está disponível em http://sp.steampunk.com.br/.
SERVIÇO:
3ª Convenção Steampunk de Paranapiacaba
Data: Sábado (8) e domingo (9), a partir das 10h
Local: Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olynto, s/n) e outros espaços da parte baixa da vila
Site do evento:
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.