Estreia será na abertura dos Jogos Escolares, que acontece segunda-feira (17), às 14h30
Santo André, 14 de agosto de 2015 - A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Santo André, que acontece na próxima segunda-feira, às 14h30 horas, no Complexo Esportivo Pedro Dell`Antonia (rua São Pedro, nº 27, na Vila Pires), será o palco para a estreia da primeira fanfarra da rede municipal de ensino da cidade, formada por alunos da rede municipal da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Therezinha Monteiro Barros Nosé, na Vila Alpina.
Participam ao todo 42 estudantes com idade entre 8 e 11 anos. A baliza é a caçula da turma, a única com 8 anos. Iasmim Campos vem à frente da fanfarra, que é composta por 25 alunos que tocam instrumentos, e dos 12 estudantes que fazem movimentos sincronizados com bandeiras brancas e azuis. Três alunos levam as bandeiras do Brasil, a do Estado de São Paulo e a de Santo André.
“ É uma tradição que não podemos deixar morrer”, destaca a assistente pedagógica de Educação Física Ana Lúcia Covolan. que foi baliza em seus tempos de escola. “A participação na fanfarra traz muitos benefícios para as crianças, como o contato com a música, com o movimento. É muito positivo também para o aspecto cognitivo do desenvolvimento”, explicou a coordenadora pedagógica de Educação Física, Márcia Dagostino Kuke.
As crianças nem percebem tudo isso. Para elas a diversão é o melhor motivo para terem ingressado na fanfarra da escola. “ Eu acho muito bonito e divertido, posso ficar com meus amigos”, contou Rhyanne Nascimento de 9 anos, que toca corneta. Para ela o começo foi difícil, mas agora ela acha que “já pegou o jeito”.
Maria Eduarda Soares, de 10 anos, toca caixa e compartilha da opinião da colega. “ Acho muito legal estar na fanfarra, além do mais posso aprender música, que eu gosto muito. Estou pensando se quero aprender a tocar um instrumento”, acrescentou.
A frente da turma está o professor de Artes Luciano Foga, que teve a iniciativa de montar a fanfarra, angariou os instrumentos doados por outras unidades escolares, e passou a ensaiar as crianças, juntamente com dois professores de Educação Física, Vinícius dos Santos Moreira e Uirá Farias, responsáveis pela movimentação das bandeiras. Os ensaios começaram em março e acontecem uma vez por semana, durante uma hora.
“ Na fanfarra as crianças têm contato com conceito de grupo, de companheirismo e de respeito aos amigos. Também a disciplina é muito importante. Sem contar que eles percebem que podem ir além. Fazer uma coisa que nunca fizeram antes”, destacou Foga.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas. 1
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.