GUARDA CIVIL MUNICIPAL (GCM)
A Guarda Civil Municipal de Santo André é uma instituição de segurança pública que tem suas funções previstas na Constituição Brasileira, tendo sido instituída no município pela Lei Orgânica nº. 6.125 de 1985.
Hoje a corporação conta com um efetivo de 783 servidores, operando em todo o município. Subordinada à Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, seu efetivo é composto por 658 agentes que trabalham dia e noite na cidade, 115 seguranças patrimoniais e funcionários administrativos (auxiliares, psicólogos, assistentes sociais, encarregados e operadores de rádio).
Em 2013, devido às dimensões do município, da população e da corporação houve a necessidade da criação das Inspetorias Regionais, descentralizando administrativamente a corporação para melhor atender à população:
Inspetoria Palmares: Rua Coronel Celestino Henrique Fernandes, 200, Vila Aquilino (junto à Sede do Comando). Telefones: 4428-1700 /1701 /1702 /1703 /1704.
Inspetoria Utinga: Avenida Utinga, 136, Bairro Utinga (Comanda toda região do 2º Subdistrito). Telefone: 4997-2422.
Inspetoria Pedroso: Estrada do Pedroso, s/nº, Bairro Pedroso (Comanda toda a área ambiental até a Vila de Paranapiacaba). Telefone: 4974-6891.
Grupamento Paranapiacaba: Avenida Manuel Ferraz de Campos Sales, 23. Telefone: 4438-4448.
Emergência da Guarda Civil Municipal - Telefone: 153
DEPARTAMENTO DE ARTICULAÇÃO DE POLÍTICAS DE SEGURANÇA (DAPS)
O setor tem como objetivo promover a articulação dos órgãos públicos municipais, estaduais e federais, visando planejar e programar políticas públicas de prevenção da violência e ações de promoção da segurança pública municipal.
Cabe ao departamento o monitoramento das ações do Ministério da Justiça quanto à abertura de novos projetos na área de segurança, além de ser responsável pelo lançamento das informações referentes a novos projetos e àqueles que estão em andamento no Sistema de Convênios (SICONV), desde a inclusão até a prestação de contas.
Subordinada a esta diretoria, a Gerência de Formação de Segurança Pública acompanha, em todas as fases operacionais, os projetos e convênios do governo federal com a Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária. A gerência executa cotações de preços, realiza contato com fornecedores, instrução dos processos para elaboração de editais, informações sobre dotações orçamentárias e seus anexos, bem como liberação de recursos junto ao Departamento de Planejamento Estratégico e Orçamento.
O departamento ainda é responsável pela coordenadoria do Centro Integrado da Cidadania (CIC), local onde se instalam alguns projetos fruto de convênios com o governo federal. No endereço (Rua Sigma, 300, Vila Mazzei), funciona também:
• A 2ª CIA do 41º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, que presta serviço administrativo de segunda à sexta-feira das 9h às 18h e plantão 24 horas de atendimento ao público;
• O 6º Distrito Policial, que atende de segunda à sexta-feira das 9h às 19h;
• Uma filial do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda (CPETR).
DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES (DPOS )
O departamento tem como objetivo planejar, coordenar e gerenciar as atividades referentes à Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, em parceria com os demais segmentos de segurança estaduais e federais, visando ações integradas, inclusive com planejamento das comunicações.
Estão subordinadas à diretoria a Gerência de Monitoramento Eletrônico Técnico, responsável pela Encarregatura de Monitoramento Eletrônico, a Gerência de Suprimentos e a Gerência Financeira e Administrativa.