Secretarias / Departamentos
53º Jogos Escolares de Santo André - 2024

Os Jogos Escolares de Santo André está em sua 53ª edição e refere-se a umacompetição esportiva que contempla alunos de 6 até 18 anos de escolas estaduais, municipais e particulares, pertencentes à rede de ensino do município.

Neste ano, as disputas acontecerão em 13 modalidades: atletismo, basquete, futsal, ginástica artística, handebol, judô, karatê, natação, queimada, skate, tênis de mesa, voleibol e xadrez, com a participação de 84 escolas e aproximadamente 9000 alunos.

As competições terão início com a Cerimônia de Abertura que acontecerá no dia 19 de agosto às 14h no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia – Ginásio Lais Elena Aranha da Silva, com as últimas disputas a serem realizadas no dia 24 de outubro, com as finais do futsal.

As disputas acontecerão em equipamentos esportivos pertencentes à Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, como o Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, Ginásio Esportivo do Parque Celso Daniel, Ginásio Vila Alpina, Ginásio Noêmia Assumpção e Ginásio Sacadura Cabral. Além disto, teremos outros espaços cedidos por parceiros, como Clube Atlético Aramaçan, Clube SAJEA, SESI de Santa Terezinha, Primeiro de Maio Futebol Clube, Associação dos Servidores do SEMASA, Clube Lírios de Ouro e Sociedade Amigos de Bairro Cidade São Jorge.

Os Jogos Escolares são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do município de Santo André, de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos.

O evento tem como objetivos:

• Fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos;
• Possibilitar a identificação de talentos esportivos nas escolas;
• Contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania;
• Promover alegria e ensinamento aos estudantes. Alegria porque esporte é lazer, vida e diversão. E ensinamento porque esporte é aprendizado, disciplina e garra. Ou seja, valores que ajudarão as crianças e os adolescentes durante toda vida. Com o esporte os estudantes aprendem a lutar por seus objetivos, a trabalhar em equipe. Aprendem a lutar, a ganhar e a perder;
• Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática esportiva, a integração e o intercâMBio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização eaquisição de hábitos saudáveis;
• Estimular a prática esportiva nas instituições de ensino da rede pública e particular.

BOLETIM/ RESULTADOS
REGULAMENTOS