PMUS – PROGRAMA DE MOBILIDADE URBANA SUSTENTAVEL DE SANTO ANDRÉ
Com objetivo de melhorar as condições de circulação local e regional, principalmente com enfoque do transporte coletivo e na melhoria da acessibilidade dos modos não motorizados, a Prefeitura de Santo André por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) desenvolveu o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Santo André (PMUS). Trata-se de um conjunto de intervenções no sistema viário estrutural do Município com a implantação prioritária de medidas de ampliação da capacidade e de tratamento especial à circulação dos ônibus. Os objetivos do PMUS são:
O financiamento de US$ 25 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID será investido em obras e medidas de qualificação da gestão do transporte e trânsito. A PSA aportará outros US$ 25 milhões em fundos de contrapartida local no PMUS. O programa deverá ser executado em 5 anos e trará melhorias significativas na taxa anual de acidentes e na redução do tempo de viagem para usuários do transporte público, aumentando assim a velocidade média do sistema e a oferta de ônibus. Contemplará as seguintes ações:
Para a implantação do Programa, a PSA constituiu uma equipe técnica denominada UGP - Unidade de Gerenciamento do Projeto, que realizou audiência pública, aprovou o estudo de viabilidade do Programa junto ao Banco e obteve a concessão de licença prévia (LP) pelo órgão ambiental responsável, com posterior avaliação dos Conselhos de Defesa do Patrimônio Municipal (CONDEPHAAPASA) e Estadual (CONDEEPHAT).
O contrato junto ao BID foi assinado em 16 de julho de 2018.
DUPLICAÇÃO DO VIADUTO ADIB CHAMMAS
Dentre as quatro ligações norte-sul hoje existentes em Santo André, o viaduto Adib Chammas é a única delas que transpõe completamente o feixe de linhas férreas, o rio Tamanduateí e a Avenida dos Estados. O viaduto se localiza entre a Avenida José Antônio de Almeida Amazonas, na região central do Município, e a Rua dos Alpes, no segundo subdistrito de Santo André. Sua função é especialmente importante na circulação de veículos devido a sua posição bastante central, próxima ao Paço Municipal, à Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André da Linha 10 - Turquesa da CPTM, aos Terminais Metropolitanos Leste e Oeste (ônibus municipais e intermunicipais) e aos acessos à Rua Oratório e à Avenida Itamarati, ambas no segundo subdistrito. O projeto original do complexo previa a construção de dois viadutos com seis faixas de tráfego, um viaduto com três faixas para cada sentido de circulação. No entanto, entre a Praça do Abraço e a Travessa Aracaré, foi executada a implantação de apenas um viaduto, inaugurado em 1981. O viaduto existente compreende três faixas de tráfego, sendo que duas são hoje utilizadas no sentido sul-norte do primeiro para o segundo subdistrito e a restante no sentido contrário.
O projeto compreende a duplicação do viaduto Adib Chammas, a fim de completar o complexo viário como previsto inicialmente. O viaduto projetado terá um comprimento de 160,0m e uma largura de 9,80m, contemplando duas novas faixas de circulação de 3,50m cada, duas faixas de segurança de 1,00m e duas barreiras intransponíveis de 0,40m cada. O objetivo do projeto de completude do viaduto Adib Chammas é o de melhorar de modo significativo a capacidade de escoamento de veículos entre os subdistritos municipais.
SMU - Secretaria de Mobilidade Urbana
UGP - Unidade de Gerenciamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável
Fone: (11) 4433-7541
Rua Ilhéus 61, 2º andar - Centro.
E-mail: ugp@santoandre.sp.gov.br