Imóvel que abriga o espaço foi construído no final dos anos 1920; equipamento de literatura foi criado em 1992, com a presença de Augusto de Campos
Santo André, 28 de setembro de 2015 – Para comemorar os 23 anos de existência, completados no último dia 6, a Casa da Palavra Mário Quintana abre nesta quarta-feira (30), exposição retrospectiva feita por funcionários do local que ambientará os espaços através do uso criativo de livros que estavam para descarte e ficarão dispostos em espiral no hall de entrada. A nova mostra fica em cartaz até 31 de outubro. A exposição será aberta com um sarau e reunirá todos os coordenadores que dirigiram o espaço. O cardápio da noite contará com show de MPB,com a banda Pedra Bruta, discotecagem com a DJ Fabiana Macedo e performance do coletivo Oralidade Poética.
A ideia, de acordo com a coordenadora do espaço, Rosana Banharoli, é passar em revista toda a história cultural do equipamento, inaugurado no atual endereço – Praça do Carmo, 171 – em 1992. “A Casa da Palavra é um equipamento que atende a todas as linguagens, com ênfase na literatura contemporânea, portanto, recebe as mais diversas manifestações artísticas em seus espaços”, comentou Banharoli.
Construída no final dos anos 1920, o casarão faz parte dos imóveis andreenses de construções de fase posterior aos sobrados. A área que compõem a casa e seu entorno foi comprada do Banco de São Paulo por Paulina Isabel de Queiroz, esposa de Antonio Queiróz dos Santos. O terreno com 1.126 m², foi arrendado pela Prefeitura de Santo André em 1938 que instalou ali a Escola Profissional Mixta Secundária e a Seção de Puericultura. Mais tarde, em 1948, houve a instalação do Serviço de Assistência Médico-Hospitalar e Pronto-Socorro de Santo André.
Os serviços foram interrompidos em 1952, quando o então prefeito Fioravante Zampol instalou o Gabinete do Prefeito, mantido no local até a inauguração do Centro Cívico, em 1968. Antes disso, porém, o imóvel foi declarado de utilidade pública, em 1964, com vistas à desapropriação, passando, de fato, a bem púbico no começo dos anos 1970. Nos anos 1970 e 1980, o local foi ocupado pela Junta Militar, e até o início dos anos 1990 quem ocupava o espaço era o departamento de Promoção Social do município.
Em 6 de setembro de 1992, o espaço passou a abrigar a Casa da Palavra. A inauguração contou com a presença do poeta Augusto de Campos. O novo equipamento cultural passou, portanto, a difundir e promover a formação, voltado ao atendimento de apreciadores e amantes de literatura, pesquisadores, pensadores, artistas e produtores. De março a outubro de 1998, o antigo casarão passou por reforma, com o intuito de modernizar as instalações, cujo estrutura é a que se mantém nos dias atuais. A reinauguração do espaço se deu em novembro de 1999.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.