Tradicional evento ocorre neste domingo (4), das 9h às 13h, no estacionamento do Paço, com atrações e serviços gratuitos, como vacinação antirrábica
Santo André, 29 de setembro de 2015 – Tradicional evento do segmento pet no Grande ABC, a 8ª Cãominhada de Santo André ocorrerá neste domingo (4), das 9h às 13h, no estacionamento do Paço, com série de atrações e serviços gratuitos para animais e donos. Além do encontro familiar que já virou marca registrada, uma boa ação para anotar fica em doar um quilo de ração que será revertido às instituições voluntárias que trabalham com a causa animal.
A GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses), vinculada à Secretaria de Saúde, marcará presença com algumas ações ao público, entre as quais, doação de cães adultos do canil municipal, vítimas de maus-tratos e abandono. Também haverá uma barraca para vacinação antirrábica, embora a campanha esteja agendada de 3 a 19 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h – a relação dos postos fixos e volantes pela cidade não está finalizada. As doses são gratuitas. O responsável pelo animal deve levar a carteira de imunização – a idade mínima tanto do cachorro quanto do gato é de três meses.
Tendas espalhadas pelo local oferecerão atividades lúdicas para as crianças, como a oficina de esculturas de bexigas e o espaço para pinturas e desenhos. Folhetos educativos sobre posse responsável serão distribuídos no local, serviço aos cuidados da equipe do Colégio Singular, parceiro na ação. Os organizadores apostam na solidariedade do público para doação de um quilo de ração para os animais abandonados.
Mais uma vez, haverá apresentação especial dos canis da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano e de Diadema, corporações detentoras de títulos em competições do gênero pelo País. Outro destaque fica por conta das provas de habilidades e obstáculos desenvolvidas com cães e batizadas como Agility. “O público poderá interagir com os cães”, afirmou Adriana Pasqualini, organizadora da Cãominhada pela Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), entidade idealizadora do evento anual.
PASSEIO – A atração principal do domingo no Paço, a Cãominhada, está programada para as 10h, com saída do estacionamento, sentido Avenida Portugal, até a Avenida José Caballero, com retorno ao ponto de concentração – o passeio deve durar em torno de 40 minutos. A GCM de Santo André e o DST (Departamento de Segurança de Trânsito) darão apoio.
‘8ª Cãominhada’ de Santo André
Data – neste domingo (4).
Horário – das 9h às 13h.
Local – estacionamento do Paço.
Endereço – Praça IV Centenário, s/n. Centro.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 522,171 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), cinco residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.