No total, são 426 eleitos pelo voto popular e cumprirão mandato até outubro de 2017
Santo André, 14 de outubro de 2015 – A partir desta quarta-feira (14), os 426 conselheiros locais de saúde eleitos pelo voto direto podem defender o interesse das pessoas que o elegeram em Santo André. Como é o caso do aposentado Valter Biazin, 68 anos de vida e 32 dedicados ao ramo farmacêutico, além de usuário na Unidade de Saúde da Vila Lucinda e morador no mesmo bairro. O mandato será para o biênio 2015 – 2017.
“A gente tem o papel de fiscalizador do SUS (Sistema Único de Saúde). Também a função de orientar o pessoal do bairro, por exemplo, se um médico entra em férias ou se falta por esse ou aquele motivo, uma vez que nossa atuação é dentro do posto”, afirmou Biazin, que participava da cerimônia de posse na noite da última terça-feira (13), no salão social do Tênis Clube de Santo André. Após um hiato de dois anos como conselheiro local, o aposentado se candidatou na eleição realizada dia 11 de junho nas 33 unidades da rede de atenção básica e serviços especializados.
O secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, reconheceu a dificuldade de trabalho na área da saúde pública. “É muito difícil e a resolução dos problemas interminável, mas com o reforço de vocês que se juntam à equipe, sem dúvida, que manteremos o controle social do SUS e a melhoria dos serviços oferecidos”, afirmou.
Chefe do Executivo, Carlos Grana circulou pela mostra disposta no saguão do salão social. Entre os móbiles com efeito especial de iluminação colorida, fotos das eleições dos conselhos locais ao longo dos anos; do 2º Fórum Mundial de Saúde e da participação popular nas comunidades. “Reafirmamos aqui o compromisso com as nossas metas”, disse o prefeito. A exposição foi assinada pela equipe de Cristina Athayde, secretária executiva do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora do Núcleo de Participação Popular.
Para fechar a noite, os conselheiros, familiares e convidados puderam conferir o coffee break, com variedade de bolos e patês, produzidos pelos usuários da Saúde Mental, no mais novo empreendimento econômico solidário batizado de ‘Belisc’.
JORNADA – O processo eleitoral, denominado Jornada Participativa da Saúde, envolveu 110 reuniões em diversos espaços da cidade, como unidades básicas, igrejas, centros comunitários, sindicatos e sociedade amigos de bairro. No total, foram 278 residentes de Santo André candidatos e cerca de sete mil eleitores que foram às urnas.
Na primeira etapa, foram eleitos 222 conselheiros usuários e 156 trabalhadores em 39 equipamentos de saúde, entre rede básica e serviços. Na segunda fase, em julho, mais 48 pessoas trabalhadores em 12 unidades de especialidades e rede de urgência e emergência, que totalizaram 426 conselheiros e passaram por curso de formação na Escola da Saúde.
Sobre a Secretaria de Saúde
Com orçamento previsto de R$ 566.994 milhões para 2015, a Secretaria de Saúde tem destinado o maior valor da peça orçamentária da Prefeitura de Santo André. O governo tem na Pasta uma de suas prioridades, inclusive com a construção de novos equipamentos públicos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
A rede de saúde municipal é composta por 33 USs (Unidades de Saúde); dois hospitais (Centro Hospitalar Municipal e Hospital da Mulher); três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas; quatro PAs (Prontos Atendimentos) 24 horas; três Centros de Especialidades Médicas; um Centro de Reabilitação Municipal; dois Centros de Especialidades Odontológicas; um Ambulatório de Moléstias Infecciosas; um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador, um Centro de Terapia Comunitária e um laboratório de análises clínicas, além do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Na área de Saúde Mental, são quatro Naps (Núcleos de Atenção Psicossocial), um Caps (Centros de Atenção Psicossocial), quatro residências terapêuticas, duas repúblicas terapêuticas, um consultório na rua (veículo), um Centro de Atenção à Saúde Mental e um Núcleo de Projetos Especiais. Na diretoria de Vigilância à Saúde, o município dispõe de divisões de Vigilância Sanitária; Epidemiológica; Saúde do Trabalhador e Controle de Zoonoses e Ambiental.
A Secretaria de Saúde trabalha em parceria com a Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, que oferece vários serviços e atendimentos à população. A Pasta também oferece apoio diagnóstico e terapêutico, desde municipal até terceirizado, por meio de contratos e convênios.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo.
Links
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/StoAndre
Mais informações para a imprensa
Elaine Granconato – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.