Santo André, 15 de outubro de 2015 - O secretário de Educação de Santo André, Gilmar Silvério, viaja para a cidade de Rosário, na Argentina, nesta quinta-feira(15), para participar de uma reunião de trabalho do comitê executivo da Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE e convidar seus membros para participar do Seminário Nacional de Cidades Educadoras que acontece em Santo André, nos dias 3 e 4 de novembro. O comitê é formado pelas cidades de Barcelona (Espanha), Granollers (Espanha), Guadalajara (México), Lisboa(Portugal), Lokossa (Benin), Lomé(Togo), Medellín (Colômbia), Porto (Portugal), Rennes( França), Rosário (Argentina), Santo André (Brasil), Sorocaba (Brasil), Tampere( Finlândia) , Turim (Itália) e Xangai (China).
Na reunião, serão discutidos assuntos de ordem prática da instituição, mas Silvério levará para a pauta a estrutura e o objetivo do Seminário Nacional. Durante os dois dias de evento, que acontece no Teatro Muncicipal, serão realizadas palestras, apresentação dos trabalhos inscritos em três eixos temáticos (Qualidade de vida e Inclusão, Cidade e Mobilidade Humana e Cidades – Soluções Duradoras) e várias visitas técnicas a espaços como a ETA ( Estação de Tratamento de Água) Guarará, Paranapiacaba, Escola da Saúde, entre outros.
Segundo Silvério, entre os objetivos do encontro nacional está o fortalecimento da Rede e o desenvolvimento de políticas públicas para inclusão social, participação e a construção de uma prática dentro dos ideais que a Cidade Educadora abrange. Na ocasião deste Encontro, de acordo com Silvério, Santo André viabilizará também a apresentação das experiências exitosas de cada setor da Prefeitura, já que o conceito de cidade educadora não se reduz às ações da pasta da Educação, e sim, engloba, principalmente, a atuação de todas Secretarias de nosso município. “A organização e recepção deste grande evento alçará Santo André, não só à condição de anfitriã de cidades com o mesmo propósito, mas a de cidade modelo da política pública que o Brasil solidifica, a da Pátria Educadora”.
AICE - A AICE é composta por mais de 470 cidades, de 37 países, preocupadas em desenvolver projetos para melhoria de vida de seus cidadãos. Criada em 1990, a associação é uma das precursoras da concepção de “Cidade Educadora”, segundo a qual a cidade é o local que, por se tratar de um espaço de aprendizagem permanente, pode também, ser intencionalmente educadora, com ações que impulsionem a qualidade de vida das pessoas, o seu compromissos com o espírito de cidadania e os valores de uma democracia participativa e solidária.
Para tanto, os membros da AICE têm contato direto com outras cidades, em âmbito nacional e internacional, além de acesso a informações sobre programas, iniciativas e recursos de organismos internacionais como a UNESCO, a União Europeia e outras redes de cidades.
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 31 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 5.865 crianças de três meses a 3 anos de idade e 1.236 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18 mil crianças de 6 a 10 anos e 8 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, estão matriculadas 2,8 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, são atendidas 353 pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, são atendidas aproximadamente 540 pessoas.
A respeito de Santo André
O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553, com a criação da Vila de Santo André da Borda do Campo. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 17,6 bilhões, sendo o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento municipal de 2014 é de R$ 3,2 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.