Atividade, aberta ao público, será realizada no Clube União Lyra-Serrano a partir das 9h
Santo André, 5 de Novembro de 2015 – Neste sábado (7) o Clube União Lyra-Serrano receberá o 1º Encontro de Pesquisadores do Parque Nascentes de Paranapiacaba. A atividade terá início às 9h, e contará com a apresentação de pesquisas e debates sobre a importância do patrimônio natural, científico e cultural da região de Paranapiacaba. Aberto a todos os interessados, o encontro fornecerá certificado de participação aos participantes que fizeram inscrição prévia. Aos participantes que não se inscreveram o certificado eletrônico será enviado posteriormente.
No dia do encontro, às 9h, será e realizado o credenciamento dos participantes e abertura com o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio. A apresentação e moderação das discussões ficarão por conta do secretário-adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabrício França. Em seguida, às 10h, a diretora de Meio Ambiente da SGRNPPA, Priscila Oliveira, fará a exposição “Entendendo o Parque Nascentes de Paranapiacaba”. A programação terá ainda série de outras apresentações sobre temas relacionados ao Parque e à região de Paranapiacaba e do Alto da Serra. Confira a programação completa a seguir.
Mata Atlântica – O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é uma unidade de conservação criada pela Prefeitura de Santo André em 2003 para preservar os recursos naturais da Mata Atlântica do entorno da Vila. Em uma área de mais de quatro milhões de m², encontram-se exemplares de cedros, bromélias, orquídeas e sua fauna silvestre conta com sanhaços, beija-flores, pica-paus, tangarás e macucos, entre outros. Outra atração local são as nascentes do Rio Grande, principal formador da represa Billings e que dão o nome à unidade.
O parque conta com seis trilhas abertas que tem visitas controladas realizadas com acompanhamento de monitores ambientais, que são moradores de Paranapiacaba e foram capacitados pela gestão. Os monitores estão habilitados a receber os visitantes e mostrar a beleza da área. O Parque está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Desde sua criação, em 2003, inúmeros estudos já foram realizados no local. Entre outros, quatro teses de doutorado, três dissertações de mestrado, outros três trabalhos de conclusão de curso, além de diversas pesquisas e trabalhos técnicos, entre eles o próprio Plano de Manejo da unidade.
O 1º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba é organizado pela Secretaria de Gestão de Recursos naturais de Paranapiacaba e Parque Nascentes. A programação completa estará disponível em www.santoandre.sp.gov.br. Mais informações pelos telefones 11 4439-1308 / 1323 ou pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programação do 1º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
9h – Inscrições e credenciamento
Apresentação e mediação: Fabrício França, Secretário Adjunto de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense.
10h – Abertura: Entendendo o Parque Nascentes de Paranapiacaba
• Palestrante: Priscila Oliveira – Diretora de Meio Ambiente da Secretaria de Gestão dos Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA) – Prefeitura de Santo André.
10h15 – 10h35 – Identificação da Nascente dos Rios Grande e Pinheiros no Parque Nascentes de Paranapiacaba
• Palestrante: Newton José Barros Gonçalves – Bacharel (1987) e licenciado pleno (1991) em Geografia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Gerente de Planejamento, Licenciamento e Controle Ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.
10h35 – 10h55 – Estrutura e Diversidade da Mata Atlântica de Paranapiacaba: Dez anos de pesquisas em ecologia vegetal nas Cabeceiras do Rio Grande
• Palestrante: Marcos Enoque Leite Lima – Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1999); pós-graduado latu sensu em Botânica pela Universidade Federal de Lavras (2007); Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente do Instituto de Botânica de São Paulo.
10h55 – 11h15 – Educação, Territorialidade e Promoção da Saúde na Vila de Paranapiacaba
• Palestrante: Elaine Cristina da Silva Colin – Bacharel (2001) e licenciada plena (2003) em Ciências Biológicas pela Universidade São Judas Tadeu; especialista em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005) e Mestrado (2009) e Dourado (2014) em ciências pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atualmente é gerente de educação e extensão ambiental do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.
11h15 – 12h – Mesa de encerramento do período da manhã
12h00 – 13h30 – Pausa - Almoço
13h45 – 14h05 – Estação do Alto da Serra e pesquisas científicas no Brasil
• Palestrante: Eduardo Luis Martins Catharino – Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1983); Mestrado (1989) e Doutorado (2006) em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Pesquisador Científico (PqC) VI do Instituto de Botânica de São Paulo.
14h05 – 14h25 – Herpetofauna do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
• Palestrante: Vivian Carlos Trevine – Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus do Litoral Paulista (2006); especialista em Biologia Animal pelo Instituto Butantã de SP (2009); Mestrado em Zoologia (2011) pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus de Rio Claro.
14h25 – 14h45 – Redescoberta da borboleta Actinote zikani (D’Almeida) (Nymphalidae, Heliconiinae, Acraeini): história natural, biologia populacional e conservação de uma borboleta ameaçada de extinção no Sudeste Brasileiro
• Palestrante: André Victor Lucci Freitas – Bacharel e licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1991); Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor MS5 do Departamento de Biologia Animal da Universidade Estadual de Campinas.
14h45 – 15h30 – Mesa de encerramento do período da tarde e fechamento do evento.
Serviço:
1º Encontro de Pesquisadores do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Dia 7 de novembro, das 9 às 15h30
Local: Clube União Lyra-Serrano (Av. Antonio Olyntho, s/n, parte baixa da Vila)
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo tel. tel. 11 4439-1308 / 1323
Sobre a Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense
A Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense é responsável pela administração de 55% do território de Santo André e compreende, além da histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, a área de proteção e recuperação dos mananciais do município.
Paranapiacaba, considerada patrimônio histórico nacional, foi construída por uma companhia inglesa a partir de 1860, quando da implantação da ferrovia pioneira no Estado de São Paulo, que ligou o porto de Santos à Jundiaí. A Parte Baixa da Vila foi comprada pela Prefeitura de Santo André em 2002. A atual Administração pretende voltar a investir no local para preservar o seu patrimônio histórico e natural e explorar o seu potencial turístico.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.