Evento contou com palestra do educador e antropólogo Sebastião Rocha e reuniu cerca de 300 participantes no Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector
Santo André, 5 de novembro de 2015 – O Centro de Formação de Professores Clarice Lispector foi palco durante esta quinta-feira (5), das ‘Oficinas de experiências e aprendizagens plurais a serviço da assistência social’. Realizada em dois períodos – manhã e tarde –, pela SIAS (Secretaria de Inclusão e Assistência Social) e, direcionado aos profissionais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), a atividade teve como objetivo apresentar experiências exitosas da metodologia idealizada pelo educador, antropólogo e diretor-presidente do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento), Sebastião Rocha, na aprendizagem plural e no desenvolvimento humano por meio de reflexões acerca das práticas sócio-educativas das equipes técnicas dos serviços oferecidos pela secretaria e, pelas instituições conveniadas e responsáveis pela execução do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos).
Para a secretária de Inclusão e Assistência Social, Fátima Grana, o evento foi importante para qualificar o trabalho destes agentes, fazer um convite para as discussões, além de abrir um espaço de debates quanto à importância dos serviços realizados na área de inclusão e assistência social da cidade. “A sensação que eu fiquei ao analisar a reação dos participantes foi a de ‘quero mais’. O Tião é brilhante e nos leva a refletir sobre várias questões que, no dia a dia do trabalho começamos a não dar a si próprio a devida importância. Além disso, ele nos traz também a reflexão do aprender. Sempre temos mais a aprender e muito a oferecer”, destacou a titular da Pasta.
A capacitação é promovida pela Administração periodicamente e conta com palestrantes que atuam em vários segmentos, tendo sempre como finalidade ampliar e qualificar os profissionais envolvidos na área.
“Esta atividade é para mostrar como é que podemos ter um desafio de pensar em uma cidade em que não se perca nenhuma criança, nenhum jovem, além de convocar todo um grupo para se criar uma cidade saudável e acolhedora para todos. Energia e vontade para se fazer isso têm. O que estamos fazendo é, justamente, ajustar essa sintonia das pessoas que estão aqui para esta boa causa e tentamos fazer isso e mostrar que é possível ao apresentar algumas experiências exitosas de outras partes do Brasil e do Mundo”, explicou Tião, como é mais conhecido o palestrante.
Participaram do evento cerca de 300 pessoas entre gestores, equipe técnica e agentes comunitários da SIAS, além de educadores sociais das instituições parceiras.
CPCD – O Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal, vinculada ao 3º setor (de natureza privada e função social pública). Fundada em 1984 para atuar nas áreas de educação popular de qualidade e desenvolvimento comunitário sustentável, tem na cultura sua matéria-prima e instrumento de trabalho pedagógico e institucional.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Assistência Social
Responsável por enfrentar as desigualdades sociais da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social por meio da política de assistência social e da integração de outras políticas públicas, de forma matricial e transversal, com controle social.
Compete ainda a secretaria desenvolver parcerias com os conselhos municipais e ONGs (Organizações Não Governamentais) permitindo o desenvolvimento de programas de proteção básica às famílias, transferência de renda, atenção à mulher, a pessoa idosa e a pessoa com deficiência. Entre os serviços de referência oferecidos pelo município estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, Centro de Referência da Pessoa Idosa, Centro de Atenção a População em situação de Rua - Casa Amarela.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2012, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 18,085 bilhões, sendo o 32º maior do País e o 12º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 3,178 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Thiago Krauss – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.