Aulas acontecem no Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei, na Vila Pires
Santo André, 2 de maio de 2016 - Estão abertas as inscrições para o curso gratuito de web designer do Centro Público de Formação Profissional Valdemar Mattei, na Vila Pires. Para participar é preciso ter mais de 16 anos e ter no mínimo completado o 6º ano do Fundamental, além de possuir conhecimentos básicos de informática. As inscrições devem ser feitas na unidade. Informações pelo telefone 3356-7834
“A demanda do mercado por profissionais nessa área está crescendo e não há muita gente capacitada. Por isso esse curso foi desenvolvido”, disse o professor Cláudio do Nascimento Silva, de 31 anos, o Soldado, como é conhecido, que foi aluno do Centro Público, que hoje é especialista em criação e desenvolvimento de sites.
Segundo ele, hoje há empresas que investem milhões para que os usuários tenham uma experiência ótima ao navegar na internet. “Hoje quem desenvolve um site precisa pensar na experiência que vai proporcionar ao usuário. Não dá mais para achar que é só criar um site, colocar na rede e está tudo certo. É preciso criar um site bonito, pensar no visual, tamanho de letras, disposição de textos e imagens, mas também pensar em formas de manter o visitante o máximo de tempo possível no site. Existem diversos recursos para isso, como a apresentação de assuntos de interesse do visitante, detectados a partir da busca realizada pela pessoa”, alertou.
Além disso, um dos requisitos fundamentais para um site ter sucesso hoje é que seu conteúdo seja igualmente bem visualizado em todos os dispositivos de acesso à internet existente, como o desktop, o celular e o tablet. O desenvolvedor de web, como também é chamado esse profissional, tem de solucionar esta questão, fazendo com que a qualidade e beleza do site seja garantida sempre. “Todo dia sai um celular novo, com uma resolução diferente. Se você for adaptar o site a cada nova resolução, fica maluco. Por isso é preciso criar sites fluídos, que se adaptem facilmente aos dispositivos e isso é o que eu procuro passar para os meus alunos”.
Professor Soldado – Agora Cláudio passa seu conhecimento para os outros e se sente muito feliz com isso. Hoje tem um nome conhecido e respeitado no mundo da informática e do Software Livre construído com muito estudo, trabalho e boa dose de garra. Afinal, não é à toa que o apelido dele é Soldado. Determinado, seguiu a risca a missão recebida quando pequeno: dividir com a mãe a responsabilidade pela casa. “Quando mais novo eu morava em uma comunidade onde havia duas opções: ou ir para o mundo das drogas do álcool e do crime, ou sair fora disso com muito sacrifício. Para se ter ideia, do nosso grupo de quatro amigos que andavam juntos, apenas eu consegui construir uma vida correta”, destacou.
Soldado conta que sempre gostou de informática, desde criança, mas que não tinha computador. Fez vários trabalhos inclusive carregando caixas na feira, mas foi ao ser demitido de um supermercado onde trabalhava, quando a empresa mudou de dono, que sua vida começou a mudar. Foi nessa época, que um amigo disse que havia um curso gratuito de informática no CPFP Valdemar Mattei. Ele se inscreveu e fez o curso de Linux.
A cada dia passava mais tempo no Centro Público, mesmo depois do horário da aula. “Eu não tinha computador em casa então ficava no Centro estudando” conta. “Até que passei a fazer parte de uma cooperativa formada por alunos do próprio CPFP e comecei a fazer trabalhos para instituições e empresas, como por exemplo, para o Sesc, por um bom tempo” disse. Foi em 2008, quando teve suas primeiras experiências como professor. Em 2009, no entanto, voltou a trabalhar com grandes empresas, como a Abril, para desenvolver projetos de Web. Mas foi quando estava fora do mercado, no ano passado, que foi contatado para se integrar a equipe de professores do Valdemar Mattei.
Informática – Os cursos oferecidos na área da Tecnologia e Informação procuram formar profissionais capacitados para o uso de Software Livre, capazes de atuar em diferentes áreas e funções. Alguns dos cursos oferecidos nos CPFPs da cidade são: Informática Básica, Web Designer, Comunicação Visual e Edição de Vídeo e Imagem, com carga horária de 160 horas. A oferta dos cursos poderá sofrer alteração a cada semestre. No Centro Público Valdemar Mattei, além dos cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), ocorre a oferta também da EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos com Formação Integral Continuada) que associam a formação profissional com a elevação de escolaridade. As primeiras turmas deste ano já estão com os cursos em andamento, mas desde já é possível ligar e realizar inscrição para as próximas turmas a serem formadas.
Serviço
Centro Público de Formação Profissional de Tecnologia de Informação em Software Livre Valdemar Mattei
Curso de Web Designer
Local: CPFP Valdemar Mattei
Rua Kasato Maru, s/n – Vila Pires
Telefone para informações: 3356 7834/ 4438-5059
Inscrições apenas na unidade escolar
Sobre a Secretaria de Educação
O ponto central da Pasta é o direito do cidadão à educação infantil e ao ensino fundamental de qualidade, bem como a alfabetização, a elevação de escolaridade e a formação profissional de jovens e adultos. Para isso, a rede municipal de ensino é composta por 32 creches, 51 Emeiefs (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), cinco CPFPs (Centros Públicos de Formação Profissional) e 11 CESAs (Centros Educacionais de Santo André).
Nas creches, são atendidas atualmente 6,8 crianças de três meses a 3 anos de idade e 693 com idades entre 4 e 5 anos. Já nas emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) são atendidas neste ano aproximadamente 18,6 mil crianças de 6 a 10 anos e 8,7 mil com idade entre 3 e 5 anos.
Nas salas de Educação de Jovens e Adultos, a EJA, serão atendidas este ano cerca de 4 mil pessoa e na EJA-FIC (Educação de Jovens e Adultos – Formação Integral Continuada), que oferece formação profissional com elevação de escolaridades, deverão ser atendidas aproximadamente mil pessoas. Na Formação Integral Continuada (FIC), que oferece apenas formação profissional sem elevação de escolaridade, por meio de cursos livres, devem passar duas mil pessoas em 2016.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Paola Zanei – 4433-0133
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.