Programação terá ainda cinema, exposições e as feiras de Artes e Antiguidades, e de Oratórios e Presépios de Paranapiacaba
Santo André, 30 de novembro de 2016 – A Orquestra Sinfônica da cidade faz concerto especial nesta sexta-feira, às 16h30, no Teatro Municipal Antônio Houaiss, com regência do maestro Abel Rocha. No programa, a abertura da ópera ‘Carmen’, de Bizet, a suíte ‘Ma Mére L´Oye’, de Ravel, a suíte do balé ‘Estancia’, de Ginastera, ‘Pompa e Circunstância’, de Elgar, e a suíte ‘Star Wars’, de John Williams. O endereço do teatro é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Informações pelo telefone 4433-0786. A apresentação integra a para a Jornada do Patrimônio do Grande ABC (confira a seguir). A agenda desta semana tem ainda teatro, cinema e exposições, e a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba.
A versão do grupo de formação 17 da Escola Livre de Teatro de ‘Platônico’, texto inacabado de Anton Tchekhov, que trata da ação do tempo em nossas vidas está em cartaz na Escola Livre de Cinema e Vídeo até 11 de dezembro. As apresentações gratuitas acontecem sextas-feiras e sábados, às 19h30, e domingos, às 19h. O endereço é Av. Utinga, 136, Santa Terezinha.
Na Casa da Palavra Mário Quintana, na sexta-feira, às 19h, o cantador e compositor Meramolim faz o sarau e lançamento de seu mais novo trabalho, o CD ‘Sinto Muito’. No sábado, às 15h, é a vez da discussão da Memória e do Patrimônio Cultural. Em seguida, às 16h, haverá apresentação da Banda Lira, na Concha Acústica. Na Casa, os frequentadores podem conferir também a exposição ‘A implantação de um trauma e seu sucesso e a mecânica do livro no espaço’, do poeta e músico Ricardo Escudeiro e do poeta e artista plástico Leonardo Mathias. O endereço é Praça do Carmo, 171, Centro. Atividades gratuitas.
No sábado, às 9h, ainda como parte da Jornada do Patrimônio do Grande ABC, será realizada a oficina ‘O que é patrimônio para você’. O ponto de encontro é a Biblioteca Nair Lacerda, de onde os participantes sairão para um percurso pelo centro da cidade até o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, observando os patrimônios culturais da cidade. Inscrições gratuitas pelo telefone 4427-7297.
A ‘Andaluzir - Mostra de Trabalhos da Cia. Peña Flamenca’ será a atração do Centro de Dança neste sábado, às 19h. Terá a participação do Grupo de Pesquisa de Dança Flamenca, formado pro alunos e ex-alunos da Escola Livre de Dança, e a Cia. Peña Flamenca. O Centro está localizado na Rua Eduardo Monteiro, 410, no Jardim Bela Vista. Grátis.
Exposições - A exposição Bairros: Incluindo memórias, incluindo cidadãos, com imagens e textos dos bairros da cidade, visa valorizar as referências locais na construção da memória e da história de Santo André. Ela pode ser conferida na Praça Embaixador Pedro de Toledo, Centro; no Parque Antonio Pezzolo, Av. Utinga, 136, Vila Metalúrgica, na Praça São Camilo, Vila Camilópolis, no Parque Prefeito Celso Daniel, na Av. Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim, no CESA Parque Erasmo, Jardim Rina, na Praça Lisboa, Sacadura Cabral, no Parque Regional da Criança, na Av. Itamarati, 536, Parque Jaçatuba, no Parque Central, na Rua José Bonifácio, s/n, Vila Assunção, no Parque da Juventude, Jardim Ipanema, na Praça Cristo Operário, Vila Linda, na Praça do Mercado, em Paranapiacaba, na Praça Tumucumaque, Vila Floresta, Centro de Artes e Esportes Unificados do Jardim Marek, no Terminal de Ônibus Urbano de Vila Luzita, e na Praça Delfino Ribeiro Guimaz, Parque Capuava. A atividade foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.
A Casa do Olhar Luiz Sacilotto terá neste sábado, às 11h, a abertura da exposição ‘Colagens’, com trabalhos de Valdo Rechelo, e coordenação de Nilo Almeida. Visitas gratuitas de terça a sexta-feira das 10h às 17h, e sábado, das 10h às 15h. O endereço é Rua Campos Sales, 414, Centro.
Biblioteca – A programação na Biblioteca Nair Lacerda terá, na sexta-feira, às 19h30, um encontro com o escritor Manuel Filho, que discorrerá sobre processo criativo em ‘Caminhos das Histórias. Como escrever uma História? Por que Escrevê-la’. E no sábado, o Coro da Cidade, com regência do maestro Roberto Ondei, se apresenta a partir das 16h. Atividades gratuitas. O endereço é Praça IV Centenário, s/n, Centro.
CEU das Artes Jardim Marek – No CEU das Artes do Jardim Marek (Praça Jabuticabeiras), no domingo, das 12h às 22h, o Motoclube Intrusos comemora 19 anos de atividades com evento beneficente que terá um show da Banda Subviventes. Os organizadores sugerem a doação de um quilo de alimentos não-perecíveis ou de ração para animais, que serão doados para o projeto social Maria Feliciana e o coletivo Olho da Rua.
Cinema – A Mostra Alfred Hitchcock apresenta neste sábado, ‘Trama Macabra’. A exibição será às 19h, no Auditório Heleny Guariba. Na trama, uma falsa médium e seu namorado tentam conseguir algum dinheiro de uma mulher dizendo que podem se comunicar com seu sobrinho, desaparecido. A dupla vai cruzar com outro casal trambiqueiro, que enriquece ao sequestrar magnatas. (1976, 120, legendado, indicado para maiores de 16 anos). Grátis. O endereço do auditório é Praça IV Centenário, s/n, Centro. Entrada franca.
II Fórum de Memória e Patrimônio do Grande ABC – O evento, organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, será realizado de 1º a 4 de dezembro, no Senac Santo André (Av. Ramiro Colleoni, 110, Centro). No dia 1º, 9h, abertura; 9h30, Mesa 1, Conceitos e metodologias da Educação Patrimonial Samira Bueno Chahin “Conceitos norteadores para formação de professores: reflexões sobre Educação Patrimonial” Simone Scifoni “Inventário participativo como metodologia de Educação Patrimonial”.
A programação prossegue às 13h30, com a Mesa 2: Educação Patrimonial no Brasil Hurika Fernandes de Andrade “Construção do Plano Municipal de Educação Patrimonial na cidade patrimônio, Olinda - Pernambuco” Leandro Henrique Magalhães “Projeto Educação Patrimonial em Londrina - Paraná”. 15h30 – Intervalo para café. Às 16h terá início a Mesa 3, Possibilidades para a Educação Patrimonial no ABC Sonia Maria Franco Xavier e Monica Iafrate “Livro infantil sobre a história de São Caetano e o Circuito Cultural” Leonice Mantovani Parajara e Rosimara Tanajura Barbosa Rampazo “Ação educativa no ‘Projeto Bairros: incluindo memórias, incluindo cidadãos – Santo André’”. O encerramento será às 17h. A programação prossegue até 4 de dezembro. Confira: http://migre.me/vCAdZ.
Feiras em Paranapiacaba – Neste sábado e domingo, das 10h às 17h, a Vila de Paranapiacaba recebe mais uma Feira de Oratórios e Presépios. Em sua 9ª edição, o evento, organizado por artistas locais, conta com tradicional exposição de presépios de artesãos das cidades da região e do interior de São Paulo, além de apresentações de dança e música. Neste ano o evento ocorrerá no Clube União Lyra-Serrano, na Av. Antonio Olyntho, s/n. No domingo o espaço recebe ainda a Feira de Artes e Antiguidades. Entrada franca.
A programação cultural é organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo André. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4433-0577.
Sobre a Secretaria de Cultura e Turismo
A Secretaria de Cultura e Turismo é responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural de Santo André, além de promover o calendário de festividades do município e coordenar os programas executados nas bibliotecas, museus, teatros, escolas de artes, orquestra, espaços esportivos e centros comunitários.
Estão sob os cuidados da Pasta os conselhos municipais de Cultura, de Turismo e de Defesa do Patrimônio, Histórico, Artístico, Arquitetônico-urbanístico e Paisagístico de Santo André, bem como o Fundo de Cultura.
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Links:
Visite o site: www.santoandre.sp.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/PrefeituradeSantoAndre
Twitter: https://twitter.com/PrefStoAndre
Mais informações para a imprensa:
Marcos Imbrizi: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Roberto Nascimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.