Iniciativa tem como objetivo ampliar as possibilidades de uso pedagógico da internet nas escolas, mas uma parte será de acesso livre a alunos e comunidade
Santo André, 1 de dezembro de 2016 - Toda a rede municipal de ensino (51 Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 35 creches, cinco Centros Públicos de Formação Profissional e dez Cesas) estão com wi-fi disponível para funcionários, professores, e população. O acesso à rede, que começou a ser possível em outubro, tem fim pedagógico, mas uma parte da rede será de acesso livre para funcionários alunos e comunidade.
“A iniciativa tem como objetivo ampliar as possibilidades de uso de dispositivos móveis para uso pedagógico como notebooks, netbooks, smartphones, tanto para alunos quanto para uso em atividades de formação de professores na escola”, explicou a diretora do departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Maria Helena Marin.
Segundo a coordenadora de informática da rede, Jamile Alabi, as escolas e centros públicos contam com uma rede sem fio do Programa Banda Larga, mas o sinal não é suficiente para atender à demanda da escola, ficando apenas para uso administrativo em caso de eventuais problemas na rede cabeada. Para ampliar a possibilidade de acesso a internet, foram instaladas antenas wi-fi na parte interna das unidades, sendo que muitas delas alcançam a área externa. “ Neste caso as comunidades poderão acessar o wi-fi sem necessidade de uso de senha” , explicou Jamile.
Para a realização do projeto foi realizado pregão presencial que contemplou a empresa NCT Informática Limitada. Foi contratado o serviço que consiste na instalação, configuração, monitoramento e geração de relatórios de todos os equipamentos e softwares necessários para liberação de acesso a rede wi-fi, incluindo firewall, gerenciador de conteúdos, filtros web, antivírus e integração com AD.
EmeiefDemercindo-KhanAcademy
Crédito: Júlio Bastos/ PSA
Sugestão de legenda: Iniciativa torna uso da internet mais fácil e rápido para alunos e professores
A respeito de Santo André
A Vila de Santo André da Borda do Campo foi fundada em 8 de abril de 1553 e extinta em 1560. A localidade passou a ser parte do município de São Paulo e apenas em 1889 é que a região passou a ter um município com nome de São Bernardo. Este abrigava todo o ABC, e com a transferência de sede em 1939 passou a ser denominado Santo André. Este nome permaneceu, e após diversas emancipações de distritos, em 1953, o município de Santo André passou a ter a área atual de 174,38 km².
Localiza-se no ABC paulista (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal pólo econômico brasileiro, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.
Conforme último Censo, divulgado em 2010, com estimativa para 2014, Santo André possui 707.613 habitantes. No ano de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 25,028 bilhões, sendo o 25º maior do País e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento previsto para 2016 é de R$ 3,38 bilhões.
Mais informações para a imprensa
Paola Zanei: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
4433-0133