Resolução que será publicada nesta quarta-feira (29) autoriza Suzantur a seguir operando na região enquanto licitação não é concluída
Santo André, 28 de março de 2017 - A Prefeitura de Santo André, por meio da SATrans, informa que o serviço de transporte do sistema tronco da Vila Luzita, operado em caráter emergencial pela Empresa Transportadora Turístico Suzano, com prazo de término no próximo dia 4 de abril, não sofrerá interrupção. A empresa Suzantur continuará operando por tempo indeterminado, até que seja viabilizada a nova subconcessão do sistema de transporte daquela região.
A resolução será publicada nesta quarta-feira (29) nos atos oficiais do município, com a chamada "autorização a título precário", onde a empresa opera sem contrato, mas por portaria. O poder público que determina as condições operacionais, mantendo a prestação dos serviços. A publicação de novo edital emergencial poderia, neste momento, trazer transtornos aos usuários do transporte, como a troca de toda a frota, no caso de outra empresa vencer o emergencial, bem como a questão da bilhetagem eletrônica que necessitaria ser toda refeita.
Após detalhado estudo técnico e de viabilidade econômico-financeira, será possível que o município licite e contrate regularmente a subconcessão do transporte coletivo da Vila Luzita. Tal estudo está em processo de licitação, com lançamento do edital previsto para o mês de abril. “O estudo do sistema é requisito fundamental para subsidiar a licitação, sem ele estaríamos licitando um sistema de transporte coletivo com o projeto de duas décadas atrás, numa situação na qual o município não contava com a tecnologia atual e que o perfil do usuário certamente era diferente dos dias de hoje”, apontou o prefeito Paulo Serra.
Com uma análise mais profunda, o município poderá coletar dados importantes sobre o sistema de transporte, tanto na região da Vila Luzita, como no restante da cidade. Depois, considerando todos os indicadores reais e atuais que impactam a vida dos usuários e no sistema de mobilidade, as informações serão utilizadas na elaboração do novo modelo de licitação, para atender um fluxo médio de 50 mil passageiros por dia que desembarcam no terminal.
Emergencial - A escolha da Transportadora Turística Suzano Ltda (Suzantur) foi determinada após desistência das empresas Viação Guaianazes de Transporte Ltda, Viação Curuçá Ltda e Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário Santo André Ltda, em outubro de 2016, por não apresentarem propostas de participação no procedimento de contratação emergencial. A Suzantur passou a operar a partir das 0h do dia 8 de outubro do mesmo ano.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André
Daniel Betega – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.