Entre os destaques estão a instalação do Portal da Mobilidade, um miniônibus e ações para o Dia Mundial Sem Carro
Santo André, 18 de setembro de 2017 – A Prefeitura de Santo André deu início nesta segunda-feira (18), a mais uma edição da Semana da Mobilidade, com o tema ‘Novos Tempos, Outros Meios’, abrangendo várias atividades de conscientização e educação de trânsito para motoristas e pedestres. O Portal da Mobilidade foi instalado no cruzamento da avenida Portugal com a rua Elisa Fláquer, no Centro. Blitzes educativas e distribuição de material gráfico também estão na programação, que contará ainda com ações de travessia segura. O prefeito Paulo Serra realizou a abertura oficial, no Teatro Municipal, e acompanhou a fala do palestrante, escritor, sociólogo e consultor internacional em educação de trânsito, Eduardo Biavati.
A partir desta segunda-feira, diversas ações acontecem em mais de dez pontos da cidade. Agentes do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) realizarão blitzes educativas em conjunto com atividades do Projeto Travessia Segura, do Consócio Intermunicipal Grande ABC, que contará com a participação do símbolo da campanha, o Mister Mão, em vários cruzamentos da cidade. No Dia Mundial Sem Carro, comemorado na quinta-feira, no dia 22 de setembro, a avenida Portugal, em frente ao Paço, terá trecho interditado, sentido centro, com tráfego permitido e liberado apenas para transporte público e bicicletas. Teatro de rua, montagem de uma cidade inflável, jogos e montagem de circuito de bicicletas para as crianças vão celebrar a data. Nos dias 23 e 24, a Sabina recebe uma Oficina de Mobilidade, além da instalação de uma miniatura de um ônibus da SATrans para a Escola de Trânsito.
O prefeito Paulo Serra destacou, na abertura da Semana da Mobilidade, a importância do respeito e tolerância entre pedestres e motoristas nas ruas de Santo André. “Nosso maior desafio é fazer com que as pessoas se envolvam nesta campanha e nas ações que o poder público realiza. Sabemos que o motorista que utiliza o celular enquanto dirige, por exemplo, se torna um causador em potencial de acidentes que tiram vidas e acabam com famílias. O trânsito é um local onde podemos mostrar respeito mútuo, entre todos os modais possíveis, entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Temos enormes desafios pela frente e devemos contar uns com os outros para termos uma cidade cada vez melhor”, destacou.
O secretário de Mobilidade Urbana, Edilson Factori, citou diferenciais na edição deste ano da Semana da Mobilidade. “Nós temos uma novidade em relação à campanha realizada em anos anteriores. Primeiramente o evento tomou proporções maiores, passando a vários dias de atividades focadas na conscientização e educação de motoristas, pedestres, jovens, adultos e idosos. Outra importante ação realizada e acordada foi a regionalização da campanha, onde temos um tema único e uma marca própria para as 39 cidades da região metropolitana de São Paulo”.
Eduardo Biavati, consultor internacional em educação de trânsito, frisou que é necessária uma mudança no cenário de mortes no trânsito, no Brasil especialmente e em todo o mundo. “Em 2011, a ONU [Organização das Nações Unidas] lançou a Década Mundial de Ação Pelo Trânsito Seguro, onde até 2020, dentro da década global, organizações e governos foram convocados para enfrentar um problema que se distribui em todo o mundo, as mortes no trânsito que chegam a mais de 3 mil pessoas por dia pelo mundo. A OMS (Organização Mundial da Saúde) mostra que, da lista de todas as causas de morte, o trânsito já era a nona causa no mundo. Se ninguém se mexer, até 2030, as mortes chegarão a quinta posição neste ranking, registrando mais casos do que várias outras enfermidades”, alertou.
As cinco principais causas de morte no trânsito no país envolvem, respectivamente, o excesso de velocidade, o consumo de álcool, a não utilização de capacete por motociclistas ou garupas, a falta do uso do cinto de segurança dianteiro e traseiro e também a não utilização de cadeiras infantis para transporte de crianças nos carros de passeio. Dados do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET) de Santo André apontam que, em 2016, foram contabilizados 8.138 acidentes de trânsito, com 1.559 vítimas e 31 mortes.
Confira a programação completa da Semana da Mobilidade 2017 – Novos Tempos, Outros Meios
De 18 a 22 de setembro - Portal da Mobilidade
Local: Av. Portugal x R. Dna Eliza Flaquer
· Distribuição de material gráfico e blitzes educativas com agentes de trânsito
De 18 a 22 de setembro - Ação de Travessia Segura com distribuição de material gráfico e participação do Mister Mão
Locais:
· Xv de novembro x Delfim Moreira- em frente ao colégio Américo Brasiliense
· Av Dom Pedro I, Vila Pires
· Av. Portugal
· Rua Cel. Fernando Prestes x Av. Doze de Outubro
· Av. José Caballero x av. XV de Novembro
Ação Faixas/Homem falando ao celular
Locais:
· Av. Pereira Barreto x Av. Prof. Valdemar Mattei
· Av. Giovanni B. Pirelli x Av. Queiros Filho
· Av. Industrial x rua Itambé e av. XV de Novembro
· Av. Gal. Glicério x av. XV de Novembro
Dia 22 de setembro - Dia Mundial Sem Carro
Fechamento da av. Portugal, em frente a Praça IV Centenário, sentido bairro (será permitido apenas a passagem do transporte coletivo e de bicicletas)
Atividades:
· Teatro na Rua – Trânsito em Alto Mar
· Cidade Divertida (Cidade Inflável com foco em mobilidade)
· Jogo Trilha do Trânsito
· Circuito de Bicicletas para as crianças
· Expresso Lazer
Dia 23 e 24 de setembro - Oficina de Mobilidade e Jogos no Parque Sabina (instalação do mini bus).
Dia 24 de setembro - fechamento da Semana de Mobilidade
Ação desenvolvida no Paço Municipal com educadores Jogo Trilha do Trânsito e Cidade Divertida.
Daniel Betega