Mês do Meio Ambiente tem programação que inclui palestras, exposições, caminhada, entre outras atrações
Santo André, 4 de junho de 2018 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), deu início nesta segunda-feira (4) às atividades do Junho Verde, mês em que serão realizadas diversas iniciativas de temática ambiental na cidade. A programação contará com palestras, exposições, feiras e outras atrações.
“O Junho Verde tem como objetivo trazer para o munícipe o olhar que a Prefeitura tem sobre as questões ambientais da cidade e visa estimular no cidadão de Santo André esta preocupação com os temas ligados à temática ambiental”, afirma o secretário adjunto de Meio Ambiente, Murilo Valle.
Junho é considerado o Mês do Meio Ambiente por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura do calendário de atividades em Santo André ocorreu na noite desta segunda-feira, no auditório do Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Semasa, com a participação dos biólogos e agricultores Marina Savaresi Bonfim e Victor Dimitrov. Ambos apresentaram palestra sobre alternativas sustentáveis para o consumo de alimentos orgânicos da agricultura familiar.
Nesta terça-feira (5), o calçadão da rua Coronel Oliveira Lima recebe duas exposições, que ficarão disponíveis das 10h às 15h: uma com fotos do Parque Natural Nascentes de Paranapiacaba e outra chamada “Caminhos dos Resíduos”, desenvolvida pelo Semasa, com fim educativo. Também nesta terça-feira, será lançado na Oliveira Lima o 1º Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André, voltado para amadores, com idade acima dos 14 anos. O lançamento ocorrerá na altura do Largo da Estátua, às 12h.
O Junho Verde contará ainda com festas juninas nos parques. O primeiro Arraiá Verde acontece no dia 9, no Parque Escola, e a segunda edição ocorre no dia 16, no Parque Celso Daniel. Nas duas datas a festa começa às 11h e termina às 18h. Outro destaque da programação são as feiras ambientais, que serão realizadas ao longo do mês. Nos dias 9 e 10 acontecem as feiras veganas em Paranapiacaba, na rua da Estação, s/n. Ainda no dia 10 ocorre a Feira de Bazares, Brechós e Economia Criativa, no Parque Central. No dia 23, o anfiteatro Heleny Guariba recebe seminário sobre economia colaborativa, das 8h30 às 14h.
Caminhada Interparques – No dia 24, a programação do Junho Verde traz a 6ª Caminhada Interparques de Santo André, que sairá do Parque Celso Daniel em direção ao Parque Central. A concentração começa às 8h, na entrada do parque, localizada na avenida Industrial. Equipes da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva de Santo André comandarão o aquecimento no Parque Celso Daniel, e ao final da atividade haverá apresentação da orquestra infantil do Grupo Locomotiva, seguida de uma aula de Zumba. A caminhada é gratuita e aberta a todos os interessados.
A programação completa do Junho Verde está disponível no site https://junhoverde2018.
Texto: Paola Zanei
Foto: Alex Cavanha/PSA