Operada pelo mastologista Guerino Barbalaco, paciente do Hospital da Mulher fala da luta e da importância da prevenção do câncer
Um encontro inesperado ocorreu na última quarta-feira (17) no Anfiteatro do Hospital da Mulher, durante evento do Outubro Rosa. Durante palestra da docente Aline Gomes, enfermeira do Centro Educacional (ETIP), a plateia teve uma surpresa ao saber que a mãe dela, Dna. Alayde dos Reis Souza, havia sido operada pelo Dr. Guerino Barbalaco Neto, mastologista do Hospital da Mulher.
“Antes de começar a minha palestra, eu gostaria de agradecer ao Hospital da Mulher, aos funcionários e ao Dr. Guerino que operou a minha mãe que foi diagnosticada com Câncer de Mama há dois anos”.
Operada de um câncer na mama esquerda em 2016 pelo mastologista, Dna. Alayde ressaltou a importância do diagnóstico precoce do câncer e disse que a descoberta prematura e o tratamento rápido só aumentaram as suas chances de cura.
A paciente, que não fez mastectomia, somente uma quadrantectomia (em que só se remove um quarto da mama), vive hoje uma vida normal e não deixa de fazer seus exames e acompanhamentos no Hospital da Mulher e no Instituto do Câncer de São Paulo.
Texto: Kamila Saar