Clube Atlético Aramaçan recebeu estudantes, familiares e professores da Educação de Jovens e Adultos
Santo André, 6 de novembro de 2018 - Cerca de 1,5 mil pessoas concluíram cursos nas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino de Santo André em 2018. Para que os alunos pudessem comemorar esta vitória, a Prefeitura realizou nesta quinta-feira (6) o Baile de Formatura da EJA, que reuniu alunos, familiares e professores, no salão de festas do Clube Atlético Aramaçan. O evento contou com presença do prefeito Paulo Serra.
"Nossos alunos são privilegiados com ensino de qualidade, com excelentes e capacitados professores. Hoje é um dia de merecida comemoração. Esse foi um ano produtivo, esperamos que em 2019 possamos colher o que foi plantado. Educação é o maior legado que podemos deixar, fortalecendo o futuro da cidade", afirmou o prefeito Paulo Serra. "Vocês foram persistentes e corajosos em apostar na Educação e hoje comemoram esta conquista".
Os estudantes que concluíram o ensino fundamental eram a grande maioria dos formandos. Neste ano, 900 estudantes concluíram o ensino fundamental, a chamada EJA II. A segunda etapa da EJA corresponde ao período escolar que vai do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e pode ser feito juntamente com o aprendizado de uma profissão. Nesse caso, o curso é chamado de EJA II FIC (Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial e Continuada). Os alunos podem optar por formação profissional em uma das cinco áreas de atuação, chamadas de arcos ocupacionais: alimentação, imagem pessoal, informática, construção civil e administração.
"Tenho muito orgulho de festejar esta conquista com alunos, pais e alunos. Continuem lutando porque somente assim é possível crescer cada vez mais e chegar onde se espera", afirmou a secretária de Educação, Dinah Zekcer.
Os alunos que terminaram a primeira etapa do ensino fundamental, a EJA I, que corresponde ao período entre o 1º e o 5º ano, também participaram como formandos para celebrar. “É muito importante a comemoração da conclusão desta primeira etapa, porque são pessoas cujas circunstâncias da vida as obrigou a parar de estudar, e agora com muita garra e persistência, elas estão conseguindo se formar e avançar nos estudos”, destacou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Cilene Paludetti. "Muitos alunos da EJA, por serem adultos e terem muitas responsabilidades além dos estudos,como família e trabalho, têm dificuldade de chegar até o fim do curso", concluiu.
A festa reuniu ainda 631 alunos que concluíram os cursos exclusivamente profissionalizantes, chamados FIC (Formação Inicial Continuada) em 2018. Os cursos de formação profissional também acontecem nos cinco segmentos que compõem os arcos ocupacionais. As aulas de EJA, EJA FIC e FIC Profissionalizante acontecem em cinco Centros Públicos de Formação Profissional de Santo André (Armando Mazzo, Valdemar Mattei, Júlio de Grammont, João Amazonas e Miguel Arraes) e em três Emeiefs (Cândido Portinari, Cora Coralina e Professor José de Barros Pinto) que têm cursos na área de administração. Há também salas de EJA espalhadas em 19 Emeiefs da cidade e de EJA II em 14 escolas.
As inscrições para a EJA I são contínuas mas o prazo oficial de matrícula é de 2 de janeiro a 30 de setembro para a EJA I e de 21 de janeiro a 15 de março para a EJA II. Mais informações pelo telefone 4468-4291.
Texto: Paola Zanei e Caroline Terzi
Fotos: Helber Aggio/PSA