Ação contou com apresentações musicais, prestação de contas e depoimentos
Santo André, 7 de dezembro de 2018 - Nesta sexta-feira (7) a Prefeitura de Santo André realizou um seminário sobre a erradicação do trabalho infantil. A atividade marcou a participação do município na mobilização nacional em defesa das crianças e adolescentes por meio do cofinanciamento pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
O objetivo do seminário é a análise do processo de sensibilização dos profissionais da rede socioassistencial e intersetorial para o reconhecimento do trabalho infantil e maior articulação para enfrentar a situação por meio de ações realizadas neste ano e planejamento de futuras soluções.
“Este ato coloca nossa cidade como protagonista nas políticas públicas do acolhimento e do fim da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Este seminário faz parte de uma ampla campanha de erradicação do trabalho infantil em nossa cidade”, afirmou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Marcelo Delsir. O secretário destaca que Santo André tem tolerância zero em relação à exploração do trabalho infantil. “É gratificante estar aqui e mostrar para vocês os passos que nós demos em Santo André e onde queremos chegar, essa é a principal mensagem que queremos deixar, fora isso teremos busdoors, uma rede social com um documentário que está sendo finalizado, temos muito trabalho pela frente e não há cidade com futuro que não pensa na sua criança e no seu adolescente, esse é o nosso papel”, finalizou.
O trabalho infantil é toda forma de atividade remunerada realizada por crianças e adolescentes que ainda não completaram 16 anos com o objetivo de manter o sustento próprio ou da família. Somente é permitido o trabalho do adolescente na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos, sendo que este trabalho deve seguir as regras previstas na lei e garantir os direitos trabalhistas. As denúncias de Trabalho Infantil podem ser feitas pelo Disque 100 e outros órgãos de defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, como o Conselho Tutelar.
“Este evento é muito importante porque a situação do trabalho infantil é muito maior do que a gente imagina, estamos trabalhando, mas a ação depende não só da Assistência Social, mas da Educação, da Saúde, da Habitação, é tudo uma seqüência de problemas que precisam ser resolvidos. E mesmo com dificuldades estamos melhorando e ano que vem será melhor”, afirmou o vice-prefeito e superintendente da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Luiz Zacarias.
O evento contou com a apresentações das ações, feita pela assistente social Rosimeire Mantovan, apresentação musical com crianças e adolescentes da Associação Futuração, depoimentos dos profissionais envolvidos nas oficinas territoriais, apresentação de rap com adolescentes da Casa Caminho de Ananias e também apresentação do vídeo da Campanha contra o trabalho infantil, desenvolvido pela prefeitura.
Texto: Daniele Vieira