Obrigatoriedade de informe do CPF de dependentes e alimentandos está entre os destaques
Santo André, 26 de março de 2019 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, reuniu nesta terça-feira (26), no Teatro Municipal, contadores e contribuintes para oficina que destacou as novidades para declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2019. O encontro, marcado pela interatividade, contou com troca de informações e esclarecimento de dúvidas.
Entre os assuntos de destaque está a obrigatoriedade, independente da idade, de informar o CPF de dependentes e alimentandos residentes no país. Além de novidades na ficha de “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”, inclusa na aba outras informações. Já a ficha “Doações Diretamente na Declaração - ECA”, que era encontrada no item RESUMO DA DECLARAÇÃO, agora no programa IRPF 2019, passa a integrar o bloco “Fichas da Declaração” para ter mais visibilidade. Além da ficha de “Bens e Direitos”, que ainda não traz como obrigatório o preenchimento de informações complementares relacionadas a alguns tipos de bens.
Estes e outros tópicos foram apresentados pelo especialista de Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal, Valter Koppe, que mencionou as principais mudanças. “A ideia é atualizar os profissionais da área e contribuintes em geral para as novidades do imposto de renda, que a cada ano incorpora melhorias. O encontro é importante porque embora não tenham sido feitas grandes mudanças neste ano, aproveitamos para resolver as questões dos anos anteriores”, informou o especialista. “Não posso deixar de dizer que o ideal é que não deixem para a última hora o envio da declaração. Priorizem a entrega dentro do prazo para evitar imprevistos”, completou.
Participando pela primeira vez do encontro, Darci Lozano Júnior, que trabalha em escritório de contabilidade da cidade, aprovou a iniciativa. “Fiz questão de acompanhar este evento para estar por dentro das atualizações, legislações e outros detalhes. Importante a Prefeitura disponibilizar este conteúdo”, pontuou.
A iniciativa contou com os parceiros: Delegacia Regional da Receita Federal de Santo André, Sindicato dos Contabilistas de Santo André – SINCOSA, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Regional do Grande ABC – SESCON-SP, ACISA - Associação Comercial e Indústrial de Santo André, Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo – Regional do Grande ABC – AESCONSP, e Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo – Regional Santo André – CRC-SP e OAB Santo André.
“É uma alegria realizar mais um evento como este, se relacionando com importantes interlocutores. Através da articulação de entidades em parceria com o poder público, foram realizados em 2017 e também em 2018 um total de sete eventos de grande porte, com mais de 1.500 beneficiados, a partir de diversos temas técnicos altamente relevantes para os profissionais contábeis e da área do direito”, concluiu o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
O evento, além de promover informações, arrecadou doações visando contribuir com as ações sociais do município, como o Banco de Alimentos de Santo André.
Texto: Caroline Terzi
Fotos: Helber Aggio/PSA