Prefeitura realizou reunião por videoconferência com membros de associações e startups para debater sobre a iniciativa
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, segue trabalhando para a criação de um Centro de Inovação na cidade, que será parte integrante do Parque Tecnológico e de Inovação. Em reunião realizada na última sexta-feira (29), feita por videoconferência por conta das medidas de isolamento social em função do Covid-19, a administração conversou com startups e membros de associações para ouvi-los sobre o projeto e sobre as mudanças ocasionadas pela influência da digitalização nos meios de trabalho dos empreendedores.
Atualmente, o Centro de Inovação encontra-se na fase de elaboração do projeto executivo, que subsidiará a execução da edificação. Há protocolo de solicitação de recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento Regional, na ordem de R$ 28 milhões, e negociações com a Caixa Econômica Federal para o financiamento desta implantação. A previsão é de que as obras tenham início no ano que vem.
Participaram da reunião Tatiana Oddone, fundadora da CIAN Innovation to Value e membro do Conselho de Inovação da Associação Comercial de São Paulo e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Marko Brajovik, ganhador do IF AWARD de 2016 nas categorias Arquitetura/Exposições e Feiras de Negócios; Lucas Mello, CEO e fundador da LiveAD, premiada agência criativa; entre outros.
Segundo Tatiana Oddone, a iniciativa foi válida para debater as formas de utilização do espaço, uma vez que o conceito tem passado por alterações após as medidas de isolamento ocasionadas pela Covid-19. “Importante esse diálogo agora, pois estamos vivendo um momento de grande transformação que vai impactar nas cidades e na forma que as pessoas vão se relacionar com o ambiente de trabalho. É importante que o poder público veja isso e não engesse o local. Conhecemos muito o formato de termos um ambiente físico que tem um site. Esse é o contrario, é um ambiente virtual que está se tornando real”, disse.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a iniciativa foi fundamental para levantar ideias a respeito da utilização do futuro espaço. “Mais um passo importante dentro do nosso planejamento para a futura entrega do Centro de Inovação. Pudemos ter uma rica troca de experiências para buscarmos as melhores alternativas para melhorarmos a atratividade do nosso espaço e a maneira como utilizaremos o local. Fizemos esse diálogo para buscarmos o melhor projeto para o Centro de Inovação”, contou.
Esta foi a segunda reunião sobre o tema. O primeiro diálogo foi realizado exclusivamente com startups e contou com a participação do Movimento Gonew, ABC Valley, ITESCS, entre outros.
O Parque Tecnológico de Santo André traz em sua essência a integração e colaboração entre os atores locais de ciência, tecnologia e inovação, e irá se somar às estruturas já existentes das sete cidades que compõe o Polo Tecnológico do ABC, uma região com economia altamente relevante para o país, com o 4º maior PIB do Brasil, 3º maior valor adicionado da indústria e com o 5º maior mercado consumidor do país.
Texto: Renan Muniz