28 SET 2021
Santo André reabre Trilha da Cachoeira Escondida
Trecho de 4 km de extensão é um dos destaques do turismo em Paranapiacaba

Santo André, 28 de setembro de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, autorizou a reabertura da Trilha da Cachoeira Escondida, que inicia no Parque Nascentes e termina no Parque Estadual da Serra do Mar, no município de Santos. São aproximadamente 4 km de extensão, percorrendo a floresta preservada em meio à Mata Atlântica.

“O local é um dos preferidos dos turistas. É uma bela e pequena cachoeira que fica incrustada nos desníveis das escarpas da Serra do Mar. Depois de uma agradável caminhada, rodeada de belas árvores da nossa rica flora local, chega-se a uma refrescante queda d´água, onde se pode recompor as energias e descansar para o retorno. Essa caminhada proporcionará uma vista privilegiada da escassa Mata Atlântica remanescente do Estado de São Paulo, e um contato diferenciado com a natureza”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

O acesso era utilizado pelos antigos carvoeiros como escoamento de lenha para as caldeiras das máquinas a vapor da ferrovia e das casas da São Paulo Railway, a primeira ferrovia do Estado de São Paulo. Esta trilha poderá ser realizada pelos visitantes de terça a sexta-feira, a partir das 9h, com retorno até 15h30, com acompanhamento de monitores ambientais.

Os agendamentos devem ser feitos com antecedência. Mais informações pelos telefones 4439-1323, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, e 4439-0321, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 15h.

| Texto: Anderson Afonso

| Foto: Divulgação/PSA