04 ABR 2022
Santo André participa de projeto para formar multiplicadores de esporte educacional

Iniciativa visa ampliar ferramentas didáticas para qualificar o ensino do esporte e da educação física nas escolas

Santo André, 4 de abril de 2022 – A Secretaria de Educação da Prefeitura de Santo André e o Instituto Esporte & Educação, presidido pela medalhista olímpica de vôlei Ana Moser, realizaram nesta segunda-feira (4) o primeiro encontro presencial da formação nomeado "Projeto Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional". A iniciativa, que ocorreu nas dependências do Complexo Pedro Dell’Antonia e Estádio Bruno José Daniel, contou com a participação de 190 profissionais da rede municipal de ensino.

As formações, que enfatizam o trabalho prático do cotidiano das escolas, envolvem professores e a coordenação de educação física escolar, assistentes pedagógicas/os de Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental), equipe do Nanasa (Núcleo de Natação Adaptada de Santo André), representantes dos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) e da Secretaria de Esporte e Prática Esportiva.

Para a diretora do Departamento de Educação Infantil e Ensino Fundamental (Deif), Sílvia Baldijão, a iniciativa traz o conceito de uma das premissas da Secretaria de Educação de Santo André, que é ter foco nas aprendizagens. “A rede considerando a educação física fundamental para o desenvolvimento global dos alunos tem objetivada a qualificação de Assistentes Pedagógicos e de profissionais técnicos da modalidade”, destacou.

“A Educação Física de Santo André se preocupa com a transformação das crianças por meio das aprendizagens corporais, repletas de sentidos e significados. Trazer o Instituto, com uma expertise de formação nacional, já que estão inseridos em diferentes municípios, leva novas reflexões e possibilidades, expandindo as vivências para além de Santo André”, completou a coordenadora de Educação Física Escolar, Fabiana Stival Morgado Gomes.

Durante a atividade presencial desta segunda-feira (4), intercalando debates e reflexões, foram realizadas algumas sugestões de jogos como derruba cone, bola no meio, zerinho, bola ao cesto, jogo do robô, jogo do contrário, guerra das bolas e cai não cai como possibilidades pedagógicas a serem utilizadas nas aulas de Educação Física Escolar.

Fabio Luiz D’Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, ressaltou a proposta do projeto. “Nossa missão é qualificar os professores para que possam estar mais motivados durante suas aulas a partir do que foi compartilhado em nossa plataforma. A ideia é que, cada vez mais no Brasil, as crianças vivam uma experiência positiva com a educação física e com o esporte, e só conquistamos isso com bons professores”.

Projeto - Desde junho de 2021 o projeto vem sendo realizado por meio de webnários de forma síncrona e atividades de reflexão e estudo com atividades interativas em plataforma específica. O objetivo principal da parceria é o de democratizar o acesso ao esporte educacional por meio de um modelo integrado de formação de professores e assistentes pedagógicas/os de escolas municipais, para qualificar as aulas de educação física, favorecendo a educação integral e a qualidade de vida.

A assistente pedagógica da Emeief Cora Coralina, Talita Cristina Menegaldo Valverde, aprovou a iniciativa. “A formação com teoria e a prática tornam tudo mais claro e nos capacita no auxílio durante as aulas. Isso agrega muito”, concluiu.

Texto: Caroline Terzi
Foto: Helber Aggio/PSA