01 ABR 2022
Obras do Teatro Conchita de Moraes prosseguem em ritmo acelerado
Resgate de mais um equipamento público histórico da cidade será mais um dos investimentos para os moradores do segundo subdistrito

Santo André, 31 de março de 2022 - A Prefeitura de Santo André avança nas obras de revitalização completa do Teatro Conchita de Moraes, localizado no bairro Santa Teresinha. A recuperação deste equipamento público representa o resgate de mais um marco histórico da cidade.

“Em breve devolveremos para a nossa gente um novo Teatro Conchita de Moraes, modernizado, que será palco de formação cultural, do teatro amador e várias outras formas de expressões artísticas. Tiramos do papel esta e outras tantas benfeitorias para os moradores do segundo subdistrito”, destacou o prefeito Paulo Serra, durante vistoria nas obras realizada nesta quinta-feira (31).

As intervenções do Teatro Conchita de Moraes contemplam a substituição completa - remoção e nova instalação - da cobertura, incluindo a estrutura, pisos internos e externos, revestimentos acústicos em paredes, novas instalações elétricas, acessibilidade integral, além das salas de ensaio, de figurinos, vestiários, biblioteca, camarins, palco, rampas, plataformas, sala de projeção, entre outras melhorias.

Berço cultural - O Teatro Conchita de Moraes foi construído na década de 1950 pelo Governo do Estado de São Paulo para servir como auditório da Escola Estadual Carlina Caçapava Melo. O espaço tornou-se ao longo dos anos o grande palco do teatro amador do ABC.

A partir de 1963, o local passou a sediar o Festival de Teatro Amador de Santo André (Fetasa), tornando-se um refúgio dos artistas da região, que engajavam montagens enredadas politicamente. Pelo palco do Conchita passaram atores como Antonio Petrin e Sônia Guedes, antes de se tornarem famosos.

Por volta de 1970 o auditório passou para o controle do município, por reivindicação do Grupo de Teatro da Cidade, o GTC, que pretendia transformá-lo na casa de espetáculos da cidade. Além de apresentações do teatro amador, o teatro foi muito utilizado para festas de formatura e diversos shows de rock organizados pelas bandas da região.

Após cinco anos sem programação, em 1989, início da primeira administração do prefeito Celso Daniel, o Departamento de Cultura da Prefeitura de Santo André formou uma comissão para atuar na reativação do Conchita com o intuito de tê-lo novamente como um teatro popular.

Em 1992 o teatro é fechado para o início de uma reforma. No mesmo ano, no entanto, as obras são paralisadas. Outra reforma foi realizada em 1997. E a última grande reforma no local foi realizada entre 2010 e 2011. Nessa reforma, foi refeita toda a estrutura metálica e de madeiramento do palco e da plateia, e foram colocadas as poltronas (reutilizadas do Cine Carlos Gomes). Desde então foram feitas manutenções nos telhados e calhas, entre outros serviços.

Desde 1990 o Conchita de Moraes abriga também a Escola Livre de Teatro (ELT), espaço de formação mantido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Santo André.

| Texto: Daniel Betega

Fonte: Daniel Betega