19 ABR 2022
EMEA Parque Tangará leva projeto Espaço do Brincar para creches municipais
Iniciativa estimula a imaginação com os elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.

Santo André, 19 de abril de 2022 – A Escola Municipal de Educação Ambiental Parque Tangará, a partir do Espaço do Brincar - Itinerante, tem levado seu acervo de brinquedos e materiais da natureza para as creches da rede municipal. A iniciativa conta com a equipe de agentes ambientais da Emea que atende as crianças de ciclos iniciais nas unidades.

Por meio de estações de aprendizagem, são disponibilizados elementos que propõem brincadeiras livres e criativas. Durante os atendimentos são realizadas diferentes possibilidades de estimulação e imaginação do brincar com os elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.

Uma das creches que recebeu a equipe da Emea foi a de Paranapiacaba. Na ocasião, a pequena Livia, de dois anos, se divertiu no ambiente pedagógico organizado com materiais coletados da natureza.

Assim como seus coleguinhas, a pequena explorou a estação da Água, mergulhando os elementos em uma bandeja exposta na sala. Já na área do Fogo, uma caixa de luz acesa contava com diferentes folhagens para que os alunos pudessem manusear e visualizar os objetos contra a luz.

O pequeno Kauã, de três anos, explorou a estação da Terra, a partir de um piso tátil que traz sensações ao andar descalço. O espaço conta com terra, areia, casca da árvore e pedras. Para explorar os aromas, no circuito do Ar, há um varal de ervas contendo, por exemplo, alecrim, cravo e capim limão.

Simone Regina Bortoloti Silva, coordenadora pedagógica da creche Paranapiacaba, aprovou a ação que contempla exclusivamente os alunos de educação infantil (creche) da rede municipal de Santo André. “Sabemos da importância dos elementos da natureza e o quanto podemos ofertar às crianças, que já têm suas sensibilidades afloradas, além dos profissionais que atuam junto com elas. Temos um quintal histórico lindo aqui, então este projeto só colaborou para uma disparada de projetos pedagógicos de exploração que a natureza propõe”.

“Esse trabalho vem para somar ao nosso trabalho no dia a dia, trazendo a natureza e as sensações com experiências diferentes para nossas crianças e o desenvolvimento delas”, completou a assistente pedagógica da creche Paranapiacaba, Juliana Reato.

Espaço do Brincar - Itinerante - Para que a Emea leve seu acervo de brinquedos e materiais da natureza para as creches da rede municipal, garantindo o direito de acesso a materiais de qualidade e previamente selecionados, é necessário agendamento prévio por parte das creches.

Autor: Caroline Terzi