23 MAI 2022
ESCOLA DE OURO
Prefeitura realiza curso de formação da Escola de Governo do Executivo Andreense
Helber Aggio/PSA
Projeto 'Transformando Vidas' realiza qualificação de profissionais do programa Frente Social de Trabalho

Santo André, 21 de maio de 2022 – Cerca de 50 profissionais que atuam no programa Frente Social de Trabalho de Santo André participaram nesta semana do projeto "Transformando Vidas". A ação faz parte da Escola de Governo do Executivo Andreense, projeto iniciado neste ano e que tem como objetivo incentivar o aperfeiçoamento da formação profissional dos servidores públicos, buscando formar e capacitar os profissionais para fortalecer a capacidade gerencial e a implementação de políticas públicas.

“Este é um projeto que entra na gama de projetos da Escola de Ouro Andreense. O Escola de Governo é uma forma de manter a cidade no rumo certo a médio e longo prazo, e ajudar as pessoas em vulnerabilidade social é o nosso maior papel na gestão. Este curso dará condições e um norte de vida para muitos destes cidadãos, melhorando a qualidade de vida”, diz o prefeito Paulo Serra.

O programa Frente Social do Trabalho beneficia trabalhadores andreenses desempregados, que estão em situação de vulnerabilidade ou risco social, e que passam a realizar serviços de limpeza, zeladoria, entre outras atividades. Ao adentrar o programa os servidores são convocados a participar do curso do projeto "Transformando Vidas", onde recebem conteúdos variados, como noções de orçamento doméstico e empreendedorismo, direitos socioassistenciais, primeiros socorros, entre outros.

O curso teve duração de 24 horas e quatro encontros, sendo que no decorrer do curso foi apresentado aos participantes a Escola de Ouro Andreense, o Centro Público de Trabalho e Renda e outras instituições do município que ofertam cursos profissionalizantes. Há ainda um monitoramento após um ano do programa para checar se os beneficiários avançaram na realização dos objetivos e metas estabelecidos quando entraram na formação.

A cada turma formada é criado um grupo no WhatsApp para divulgação de cursos e vagas de emprego. A iniciativa conta com o trabalho da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Inovação e Administração, Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.