01 JUN 2022
GCM de Santo André completa 37 anos e realiza nova operação contra o crime
Guardas civis receberam homenagem na data de aniversário da corporação e participaram de ação conjunta com outros municípios

Santo André, 31 de maio de 2022 – A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André comemorou 37 anos de fundação nesta terça-feira (31) com uma solenidade no Paço Municipal. A cerimônia contou com diversas homenagens aos mais distintos profissionais de diferentes épocas da corporação.

“Hoje os guardas e as guardas civis da nossa cidade se sentem mais incluídos na gestão, com uma estrutura transformada e melhoria significativa, tanto de equipamentos, viaturas, armamento, mas também com o novo estatuto que aprovamos logo no início da gestão, com plano de carreira e uma das melhores remunerações do país. Isso tudo simboliza o respeito, o diálogo e o reconhecimento desta instituição para o dia a dia de Santo André”, comenta o prefeito Paulo Serra.

Após a cerimônia, a GCM saiu em comboio de 40 viaturas e cerca de 80 profissionais para a Operação Visibilidade, em parceria com as guardas das outras seis cidades do ABC, buscando coibir a criminalidade nos limites entre os municípios. A GCM ainda organizou no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Largo do Estátua, uma exposição com equipamentos e vestimentas utilizados nas quase quatro décadas da corporação.

“Já passamos por grandes mudanças, com muitas lutas, e vencemos todas. Temos muito a comemorar, com o total apoio que recebemos. Contamos com profissionais, homens e mulheres valorosos, que se dedicam todos os dias para cuidar dos cidadãos em busca de proporcionar maior segurança para todos”, diz a comandante da GCM de Santo André, Vincenzina de Simone.

Investimentos - Neste ano a Prefeitura de Santo André lançou diversas medidas para ampliar a segurança na cidade, como aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar em 30%, com investimento de R$ 5 milhões nas Operações Delegadas. O pacote contempla ainda novas câmeras pela cidade, aquisição de drones para auxiliar no monitoramento dos bairros e o projeto de lei que oficializa o programa Vizinhança Solidária, incorporando ações da Prefeitura, e incluindo ainda a Associação de Amigos da Polícia Militar e os tutores do programa ao Conselho Municipal da Segurança.