09 JUN 2022
Santo André realiza ação especial de vacinação neste fim de semana
Serão 11 pontos de imunização espalhados pela cidade, incluindo o Arraial Solidário, unidades de saúde e dois locais em formato drive-thru

Santo André, 9 de junho de 2022 - Santo André segue sendo referência em cuidar de pessoas e neste final de semana realizará uma ação especial de imunização contra gripe (influenza) e Covid-19. Serão ao todo 11 pontos de imunização em diversas regiões da cidade.

Um dos pontos de vacinação irá funcionar no Arraial Solidário, durante todo o período de realização do evento: na sexta-feira (10), das 18h às 22h, e no sábado (11) e domingo (12), das 12h às 22h, no estacionamento do Paço Municipal.

"Vamos aproveitar o Arraial Solidário para estimular a vacinação das pessoas que ainda não completaram a cobertura vacinal, com as doses liberadas para seus respectivos públicos. Uma oportunidade de ficar em dia e protegido contra a Covid-19 e também se imunizar contra a gripe, para os grupos prioritários", destaca o prefeito Paulo Serra.

A ação tem objetivo de vacinar o maior número de pessoas antes da chegada do inverno, período com maior incidência das síndromes gripais.

No sábado, as unidades de saúde Parque das Nações, Alzira Franco, Vila Guiomar, Paraíso, Jardim Carla, Vila Luzita e Recreio da Borda do Campo estarão abertas das 8h às 17h para realizar a vacinação contra gripe e Covid-19, além de oferecer todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações.

No sábado e domingo, a vacinação também estará disponível em formato drive-thru no estacionamento do Carrefour e na Craisa, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio no site psa.santoandre.br/vacinacovid.

A vacina contra Covid-19 estará disponível para pessoas com mais de 12 anos, seguindo sempre o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde para aplicação das doses. Já a vacina contra influenza permanece disponível para o público-alvo da campanha, formada por profissionais da saúde, idosos, crianças, gestantes, puérperas,  pessoas com comorbidades e professores.

As vacinas contra Covid-19 e influenza podem ser tomadas simultaneamente, exceto para as pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19. Neste caso, a recomendação é aguardar um intervalo de 30 dias para buscar a imunização para as demais doenças depois da recuperação do quadro clínico.

A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos ocorridos no final do ano passado.

Com mais de 1,7 milhão de doses aplicadas contra a Covid-19, 100% da população adulta de Santo André com mais de 12 anos já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 81% da população acima de 18 anos já está com a imunização completa.

Serviço:
Barraca da Secretaria de Saúde no Arraial Solidário:
Sexta (dia 10), das 18h às 22h
Sábado (dia 11) e domingo (dia 12), das 12h às 22h
Local: Paço Municipal

Unidades de saúde abertas para vacinação:
Sábado (dia 11), das 8h às 17h
Policlínica Parque das Nações - Praça Waldemar Soares, s/nº
US Vila Guiomar - Rua das Silveiras, 73
Policlínica Paraíso - Rua Juquiá, 256 - Bairro Paraíso
USF Jardim Carla - Rua José Alencar, s/nº - Jardim Carla
USF Vila Luzita - Avenida Dom Pedro I, 4.197 - Vila Luzita