09 JUN 2022
SECRETARIAS
Centro de Educação para Mobilidade é ampliado com salas multiúso para educação de trânsito
Espaço localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento vai receber alunos da rede pública e privada de ensino
Santo André, 9 de junho de 2022 - Um novo conceito para o aprendizado em educação de trânsito será desenvolvido no Centro de Educação para Mobilidade (CEM), localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento. O CEM, que já conta com a minicidade do trânsito, ampliou o espaço com a instalação de salas multidisciplinares e de apoio, laboratórios de informática, sanitários adaptados e biblioteca.

"Mais um simbolismo resgatado com uso de ferramentas e aplicação de políticas públicas inovadoras. Este espaço, que é uma referência para a nossa gente, vai educar as crianças com conceitos humanizados e que salvam vidas. As salas multiúso contam com equipamentos modernos para colaborar neste aprendizado, formando os motoristas, pedestres e ciclistas do amanhã", destaca o prefeito Paulo Serra.

O CEM terá uma finalidade importante no processo de aprendizado, com caráter lúdico e educativo. A minicidade existente no local reproduz muitos pontos importantes e tradicionais de Santo André, como o Paço Municipal, o calçadão da Oliveira Lima, além de semáforos, faixas de pedestres e ciclovias, que possibilitam às crianças o aprendizado sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito.

O coordenador técnico do programa Respeito à Vida, Evandro do Vale, esteve presente na entrega da ampliação e destacou a importância de equipamentos públicos como este. "É encantador ver a estrutura e o carinho com que a cidade trata o trânsito. Não há um dono para o trânsito, ele é plural e deve ser tratado com máxima importância entre as esferas administrativas para reduzir acidentes, mortes e vítimas do trânsito", conclui.

O Centro de Educação para Mobilidade vai retomar as visitas com alunos das redes pública e privada de ensino nas terças e sextas, sempre com agendamento prévio realizado pelas instituições de ensino. A ideia é inserir alunos a partir do 5º ano para aplicar os conceitos de preservação da vida, respeito a pedestres, ciclistas e aos demais usuários de modais de transporte, sejam eles de uso individual ou coletivo.

Autor: Daniel Betega