Animal foi levado até a DP Fauna, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires
Santo André, 10 de março de 2025 - O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André recebeu um chamado na tarde do último domingo (9), sobre uma arara-canindé que estava no telhado de uma residência na Avenida Antonio Olyntho, em Paranapiacaba. Rapidamente as equipes se deslocaram ao local, já que a corporação conta com uma base nas proximidades.
Ao chegarem ao local, os agentes constataram a ave no telhado e, pela altura e fragilidade da estruturas, não seria possivel o resgate. Com uso de equipamentos adequados, os agentes da GCM capturaram o animal em uma árvore próxima da residência. A arara apresentava boas condições de saúde e aparentava ser domesticada.
A arara-canindé permaneceu aos cuidados dos GCMs, e nesta segunda-feira, foi levada para a DP Fauna, órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, onde será acompanhada por um veterinário, que realizará também a verificação sobre uma possível microchipagem do animal, para posterior localização de proprietário.
A base do Grupamento Ambiental de Paranapiacaba fica na Avenida Manoel Ferraz de Campos Sales, 23 e o funcionamento é 24 horas, sete dias por semana. Para atendimento de ocorrências específicas envolvendo animais silvestres, o telefone é 4438-4448 ou também pelo 153.