19 AGO 2022
SECRETARIAS
Santo André inicia assinatura de contratos do Residencial Clara
Aproximadamente 500 famílias deram o pontapé inicial para a construção das respectivas moradias no bairro Camilópolis

Santo André, 18 de agosto de 2022 - Dando mais um passo no oferecimento de dignidade através de moradias, a Prefeitura de Santo André realizou nesta quinta-feira (18) a assinatura de diversos contratos entre as famílias que ocuparão os apartamentos do Residencial Clara, no bairro Camilópolis, projeto realizado em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).

“É uma satisfação ver o sorriso no rosto das pessoas que conquistaram o seu direito de moradia, famílias que estarão tranquilas, com dignidade. O equipamento é de ótima qualidade e nos deixa ainda mais realizados por fornecer este sonho cumprido. Vamos avançar em mais moradias, e também nas regularizações, que são o norte da gestão desde que iniciamos nosso trabalho”, afirmou o prefeito Paulo Serra, durante evento realizado nesta quinta-feira (18) no Salão Burle Marx, no prédio do Executivo.

O programa desenvolvido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária fez um chamamento público em 2018, selecionando a empresa especializada em construção de unidades do modelo HIS (Habitação de Interesse Social), que será a responsável pelo empreendimento em terreno público, atendendo a demanda indicada pela cidade.

Este foi um programa inédito no município e que irá beneficiar diretamente 480 famílias, moradores ou trabalhadores de Santo André que ganham até três salários mínimos. Ainda em 2020, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, através da plataforma SIHAB - sistema de cadastro do programa no modelo HIS -, os andreenses puderam se inscrever para concorrer a estas unidades do Residencial Clara.

O empreendimento havia sido desenhado para atender o formato Minha Casa, Minha Vida, mas por conta da grave crise financeira oriunda da pandemia, foi remodelado para novo formato e passa agora a ser a realidade em financiamento vindo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da CDHU.

Após a assinatura dos contratos, o próximo passo será a emissão da ordem de início das obras, para que comece definitivamente nas próximas semanas. O Residencial Clara é servido de grande infraestrutura local, contando com mercados, escolas, sistema de saúde e transporte público, com apartamentos com cerca de 55 metros quadrados somando três dormitórios e varanda, outro diferencial do empreendimento.

A expectativa de tempo de obra é de 18 meses, sendo que o investimento do Estado foi possível através do programa de Carta de Crédito Associativo para o Grande ABC. Santo André foi contemplada não apenas com o Residencial Clara, mas também com outros quatro empreendimentos neste programa, que no total somam 1.662 unidades a serem produzidas na cidade.

| Texto: Guilherme Menezes