23 JUN 2022
CULTURA
Espaço do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André apresenta exposição ‘Rastros: Pintura como arte’ Visitação pode ser feita até 15 de outubro na Sabina Escola Parque do Conhecimento
Santo André, 22 de junho de 2022 - Com a reabertura da Sabina Escola Parque do Conhecimento ao público, o Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André, localizado no térreo do local, passa a contar também com uma nova exposição. Assim, quem visitar a Sabina terá a oportunidade de conferir também a mostra ‘Rastros: Pintura como arte’, até 15 de outubro.

A partir do acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto, a exposição apresenta trabalhos executados por meio da expressão artística mais consolidada e utilizada na história da arte. No total são 25 obras de diferentes técnicas, materiais e suportes, desde as tradicionais “óleo e acrílica sobre tela”, passando por soluções mistas, seja sobre o papel, madeira ou suportes menos convencionais.

“O que faz de uma pintura uma obra de arte? Alguns acreditam que é suficiente que ela seja declarada como tal por alguém que tenha autoridade reconhecida para tanto. Outros, porém, acreditam que um objeto é uma obra de arte por características intrínsecas, que podem ser detectadas subjetivamente. Essa exposição permite ao espectador ter sua própria experiência com a pintura e aprofundá-la para além da percepção físico-visual, explorando suas emoções, sejam memoriais, de raiva, alegria, doçura, desejo, repulsa, beleza, humor ou melancolia”, explica o curador da mostra, Reinaldo Botelho.

As visitas podem ser feitas nos mesmos horários de funcionamento da Sabina: de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, exclusivamente para grupos escolares. Aos sábados, domingos e feriados, o espaço é aberto ao público em geral, das 9h30 às 17h30. Estudantes, professores das escolas municipais de Santo André, crianças menores de cinco anos e pessoas com deficiência têm entrada gratuita na Sabina. Demais visitantes pagam R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.

Sabina – A Sabina Escola Parque do Conhecimento é um centro de ciências com a missão de gerar, preservar e difundir o conhecimento por meio de seus acervos, exposições, aquários, terrário, experimentos, simuladores, planetário, teatro digital e outros serviços. O espaço está localizado na Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia.

Serviço:
Exposição “Rastros: Pintura como arte”
25 obras do acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto
Local: Espaço Permanente do Acervo de Arte Contemporânea de Santo André na Sabina, na Rua Juquiá, s/nº - Vila Eldízia
Visitação: até 15 de outubro
Horário: Terça a sexta-feira, das 8h às 17h (exclusivamente para grupos escolares). Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30 (público em geral).
Ingressos para acessar a Sabina: Grátis para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência. Demais visitantes: R$ 20, com meia-entrada para estudantes, professores, servidores públicos andreenses, aposentados e idosos acima de 60 anos.

| Texto: Marcos Imbrizi
| Fotos: Angelo Baima/PSA