24 JUN 2022
Nove unidades de saúde de Santo André passam a atender exclusivamente pessoas com síndromes gripais das 17h às 21h
Com nova estratégia, cidade amplia alternativas de atendimento e desafoga as UPAs do município
Santo André, 24 de junho de 2022 - Com a chegada do inverno e o aumento da procura dos serviços de saúde por pacientes com quadro de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde reorganizou os fluxos e horário de atendimento da rede municipal de saúde.

Das 7h às 17h as unidades de saúde Valparaíso, Vila Linda, Jardim Carla, Jardim Santo André, Recreio da Borda do Campo, Vila Guiomar, Moysés Fucs, Vila Luzita e Parque Miami permanecerão com os atendimentos de rotina, como consultas, vacinas, curativos e exames.

Entre às 17h e 21h, o atendimento será exclusivamente para síndromes gripais. No local, o paciente será avaliado, receitado e, se necessário, submetido ao teste de Covid-19, a fim de verificar a possibilidade de infecção.

"O atendimento exclusivo às síndromes gripais em nove Unidades de Saúde é uma medida para agilizar o diagnóstico e tratamento destas doenças, que têm aumento de casos no inverno, e para desafogar as Unidades de Pronto Atendimento. Cuidado, planejamento e infraestrutura para proteger a nossa gente", destacou prefeito Paulo Serra.

A Secretaria de Saúde recomenda que, para casos de gripe, com sintomas leves, o munícipe procure uma das 33 unidades de saúde, das 7h às 17h e após esse horário, até às 21h, tenha uma das nove unidades de saúde de referência, evitando a sobrecarga nas UPAs , além de evitar que pacientes com outras patologias e quadros mais graves fiquem expostos ao vírus.

Com a disseminação do Influenza H3N2 por todo o País e o aumento no número de casos do novo coronavírus, é necessário redobrar os cuidados, como utilizar álcool gel, evitar aglomerações e o contato com pessoas gripadas ou resfriadas. Os principais sintomas envolvem picos de febre, dor de garganta, tosse, secreção nasal excessiva e dor de cabeça.

Os endereços são os seguintes:
US / USF Vila Guiomar - Rua das Silveiras, 73
US / USF Moysés Fucs - Rua Alexandreta, nº 180 - Jardim Santo Antônio
US / USF Vila Luzita - Avenida Dom Pedro I, 4.197
USF Parque Miami - Estrada do Pedroso, 5.151
USF Valparaíso - Rua Andradina, 471
USF Jardim Carla - Rua José de Alencar, s/nº
USF Jardim Santo André - Rua Sete, s/n°
USF Recreio da Borda do Campo - Avenida Mico Leão Dourado, 2.452
USF Vila Linda - Rua Embaré, 97 (esq. com a rua Ingá)
Autor: Rafaela Mazarin