24 JUN 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Recuperação e reforço estrutural do viaduto Castelo Branco avançam com obras do Complexo Viário Santa Teresinha
Principal eixo que liga o primeiro ao segundo subdistrito de Santo André se tornará um grande conjunto de pontes e viadutos
Santo André, 24 de junho de 2022 - A Prefeitura de Santo André avança nas intervenções de recuperação e reforço estrutural do viaduto Presidente Castelo Branco, que liga a avenida Prestes Maia à avenida dos Estados e ao bairro Santa Teresinha. A realização desta obra tem a finalidade de proporcionar que a estrutura comporte o aumento na volumetria de tráfego após a entrega do complexo de pontes e viadutos que vão compor o Complexo Viário Santa Teresinha.

"Esta é, certamente, a obra viária mais importante da cidade, depois da duplicação do viaduto Adib Chammas. O viaduto Presidente Castelo Branco é uma importante ligação e a que concentra o maior volume de tráfego diário. Com a execução de todo o pacote de obras que estamos realizando, com o reforço estrutural, as novas pontes que serão construídas, passarelas e pontes, vamos promover uma remodelação completa no sistema viário" destacou o prefeito Paulo Serra durante vistoria na obra realizada na manhã desta sexta-feira (24).

As obras do Complexo Santa Teresinha são divididas em fases e têm o objetivo de eliminar cruzamentos da avenida dos Estados com a saída do viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do rio Tamanduateí. No eixo Castelo Branco circulam, aproximadamente, 120 mil veículos por dia. Os ganhos projetados nos tempos de viagens podem chegar a 300% se comparados com as medições atuais.

Com a criação das novas alças elevadas será possível reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nos dois sentidos do viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e segundo subdistritos. Além disso, as novas pistas do Complexo Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, para garantir maior segurança viária, além da criação de um parque linear sob os viadutos.

O prefeito Paulo Serra destacou ainda que a requalificação pela qual a região passará vai possibilitar que se crie um novo eixo econômico e logístico na cidade. "A construção do Complexo Viário Santa Teresinha, junto com a recuperação do viaduto Castelo Branco e a requalificação da avenida dos Estados tornarão nossa cidade um pólo de atração de investimentos, justamente por estarmos estrategicamente posicionados entre o Porto de Santos, Rodoanel e o maior aeroporto do país", concluiu.

O custo de todas as intervenções, que incluem o reforço estrutural do viaduto, criação das pistas elevadas que vão eliminar os cruzamentos existentes e o parque linear, é de R$ 145 milhões. O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Autor: Daniel Betega