08 JUL 2022
Santo André entrega revitalização do Centro Cirúrgico e amplia capacidade para realizar procedimentos no CHM
Dentre as principais conquistas está a implantação de equipamento de videolaparoscopia que proporcionará maior agilidade e segurança na cirurgia e pós operatório
Santo André, 7 de julho de 2022 - O Centro Hospitalar Municipal de Santo André vem passando por um completo processo de modernização. Desta vez, o Centro Cirúrgico foi contemplado com a revitalização de salas e lavatórios, troca de mobiliário, carrinhos de anestesia e instalação de mais uma máquina termodesinfectora para esterilização de materiais. Dentre as grandes conquista está a implantação de equipamento de videolaparoscopia que chega para proporcionar maior agilidade e assertividade nos procedimentos, além de possibilitar um pós operatório mais seguro ao paciente.

A entrega do novo centro cirúrgico aumentou em mais de 25% a performance para os procedimentos cirúrgicos. “Mais uma etapa da modernização do CHM, para trazer infraestrutura, inovação e tecnologia aos procedimentos, garantindo qualidade no atendimento e eficácia nos tratamentos. Um trabalho permanente que implantamos com o Qualisaúde e que continuará nos demais equipamentos, a partir da modernização e informatização”, comentou o prefeito Paulo Serra.

Segundo o coordenador médico do CHM, Anderson Luiz Ferreira Oliveira Júnior, a modernização e reforma do centro cirúrgico possibilitaram um menor tempo de duração para as cirurgias, além de uma alta mais rápida para o paciente. “O paciente é a nossa prioridade e estão em primeiro lugar. Com a manutenção, ganhamos um tempo menor de cirurgia, uma qualidade de assistência, redução de possibilidade de infecção e intercorrências com necessidades de reabordagem cirúrgicas. Os pacientes também permanecem menos tempo no pós cirúrgico, tendo alta muito mais rápida, o que nos permite uma rotatividade melhor de leitos. Com isso aumentamos muito o número de cirurgias mensais”, explicou.

Moradora do bairro Jardim Ipanema, Roseane da Penha da Silva, de 50 anos, foi a primeira paciente a realizar cirurgia com o novo equipamento de videolaparoscopia. “Eu achei bem melhor porque eu estava preocupada em fazer um corte grande na barriga. Eles me explicaram que a minha recuperação vai ser mais rápida e amanhã eu já vou ter alta médica”, comentou a dona de casa.

Também foi entregue um leito crítico para recuperação pré-anestésica, o que evita a  interrupção de uma sala cirúrgica.

"Ao completar 110 anos, a nossa histórica Santa Casa assume definitivamente o protagonismo do novo Complexo Hospitalar Municipal. Nosso novo CHM recebe fortes investimentos tecnológicos e qualificação permitida no acolhimento. A gestão do prefeito Paulo Serra será lembrada pelo processo revolucionário do QualiSaúde que agora chega à rede hospitalar," destacou o Secretário de Saúde, José Police Neto.

Dentro do pacote de modernização, recentemente houve a troca de quatro elevadores, sendo dois centrais e dois com acesso ao Centro Cirúrgico. Para realizar as intervenções houve um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

"Esse é um dos maiores investimentos na aquisição de materiais e em tecnologia da história do CHM. Isso nos permitirá aumentar consideravelmente o número de cirurgias eletivas, operar com mais qualidade, ofertando o cuidado devido aos nossos munícipes", afirmou o diretor do CHM, Dr. Sérgio Murilo Marques de Souza. Outras áreas do hospital seguem sendo revitalizadas e serão entregues ainda neste ano.

“Não é so um equipamento, é uma modernização dos serviços da rede de saúde pública de Santo André. Antes uma cirurgia demorava até três horas, que se estendia numa internação de até sete dias, e hoje conseguimos realizar em bem menos tempo e com internações de 24 horas em média. É um momento histórico para a cidade, em especial para o nosso CHM”, enfatizou Victor Chiavegato, Diretor Geral da Secretaria de Saúde.

Modernização - Logo no início da atual gestão foi reaberto o Hospital Dia, que havia sido fechado na gestão anterior. O equipamento realiza cirurgias de baixa complexidade.

O CHM também ampliou a capacidade de exames laboratoriais e de imagem, aumentando o leque de tipos de tipos de tomografia, por exemplo.

Nesta gestão, o hospital ganhou ainda um moderno Centro Médico de Especialidades e uma nova ala da Psiquiatria, que proporcionou aumento de leitos voltados à essa especialidade. Além disso, o auditório foi totalmente reformado, teve sua capacidade ampliada e recebeu equipamentos multimídia.

O hospital também vem recebendo intervenções de modernização na Ala Vermelha, área de quimioterapia, enfermaria, ala de atendimento ambulatorial e Clínica Médica. A fachada do Centro Hospitalar Municipal, que nunca foi reformada desde a construção do equipamento de saúde, também será totalmente revitalizada.

Autor: Rafaela Mazarin