19 JUL 2022
DESTAQUES
Festival de Inverno de Paranapiacaba será realizado neste final de semana
Vila receberá atrações em quatro pontos e contará com apresentações itinerantes
Santo André, 19 de julho de 2022 - Depois de dois anos sem acontecer em formato presencial por conta da pandemia, o Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP) está de volta neste ano em sua 21ª edição. No próximo final de semana, dias 23 e 24, as ruas da vila inglesa, construída na primeira metade do século XIX, vão voltar a abrigar muita música e arte.

O evento é gratuito e contará com pontos de arrecadação de itens como alimentos não perecíveis e agasalhos para o Fundo Social de Solidariedade.

As atrações estarão distribuídas nos palcos do Mercado e da Rua Direita, no Coreto e no Espaço Viradouro, além das apresentações itinerantes que percorrem as ruas da Vila.

É no Espaço Viradouro, na Rua da Estação, que o espetáculo infantil Gigantona, da Cia Irmãos Becker, abre a programação do FIP no sábado (23), às 11h. A partir daí, a cada hora haverá uma apresentação começando de algum ponto de Paranapiacaba.

Ao meio-dia, por exemplo, o Trio Terra Brasil leva sua música caipira ao público do Festival, no Coreto, e o cortejo “Mulheres do ABC, o Bloco” será a primeira atração itinerante a percorrer as ruas da Vila, no mesmo horário. O folclore chinês presente na dança do dragão marca presença no Espaço Viradouro, com apresentação de Lung Zi Gaa, às 14h.

Já o palco do Mercado abre os trabalhos às 13h, com o grupo de choro Tantos 4. Às 15h tem MPB com Giselle Maria, e às 17h, Cláudia Lima e Otis Trio apresentam som que funde vertentes da música contemporânea com jazz e cantos populares.

O Palco da Rua Direita terá o forró abrindo a programação do sábado, também às 13h, com a banda PiXAiM Forró, que traz composições autorais e clássicas, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Jackson do Pandeiro. Lu Domingues leva samba à Vila, às 15h, e a cantora e compositora Thais Helena encerra a programação do primeiro dia com mais MPB, às 18h.

O Coreto receberá, ainda, a contação de histórias da Cia Som em Prosa, às 14h, e o rock e blues de Leo Oliveira, às 16h. Caminhando por Paranapiacaba, o grupo da Família Barmú mostra seu talento em palhaçaria a partir das 15h. O Trio Mundi Banda será o último cortejo do sábado e começa a se apresentar às 16h.

Domingo - No domingo (24), os palhaços do grupo Circulartes recebem os turistas que estiverem chegando de trem, às 10h, na plataforma do Expresso Turístico, localizada na Avenida Schnnor.

No palco da Rua Direita começa oficialmente a programação do segundo dia de Festival, com a compositora e cantora Mariane Mattoso cantando MPB a partir das 11h.

Na sequência, às 13h, é a vez do hip hop do grupo Furiah se apresentar ao público no palco da Rua Direita. Às 15h começa o rock na Vila, com a banda Teorias do Amor Moderno, seguido pela Banda Montanha, a última apresentação do Festival, às 18h.

O palco do Mercado, no domingo, tem mais MPB e samba. Tata Alves, cantora, compositora e violonista, é a primeira a subir ao palco, com Música Popular Brasileira, às 13h. Mumu de Oliveira apresenta seu samba às 15h e Rodrigo Regis, às 17h, encerra a programação deste palco com MPB.

Nas ruas, as atrações itinerantes do domingo começam às 12h, com o cortejo da Folia de Reis São Francisco de Assis, que leva o público até o espaço Viradouro para sua apresentação às 12h30. E tem ainda palhaçaria de Julian Granito às 13h e a mímica de Lulua Xiga e B.Boy Buiu, às 15h. E às 16h o cortejo do Samba de Terreiro de Mauá fecha a programação itinerante do FIP.

Ainda no Viradouro, às 14h, acontece o musical infantil Sobre Bichos e Monstros, com a Cia Mapinguary.

No Coreto, as apresentações começam ao meio-dia, com a MPB de Marcelo Balvian, seguido de Gó do Trombone, às 14h e de Fábio Kideshi, com música instrumental indiana, às 16h.

Crianças - Para as crianças, tem diversão garantida na biblioteca Ábia Ferreira Francisco, localizada na Avenida Rodrigues Alves, 472, durante os dois dias de FIP, com jogos de tabuleiro e brinquedos, das 10h às 16h. No sábado, às 14h, haverá teatro de fantoches e no domingo, no mesmo horário, acontece apresentação de ilusionismo.

A garotada que for à Vila para curtir o Festival vai poder aproveitar, também, todas as atividades recreativas da Casa Lúdica, localizada na Rua Campos Sales, 459, das 10h às 17h.

Alimentação - O Festival de Inverno deste ano vai contar também com duas praças de alimentação: uma no Galpão das Oficinas, na Rua da Estação, e a outra praticamente em toda a extensão da Rua Antonio Olyntho, onde fica o Clube União Lyra Serrano. O horário de funcionamento será das 10h às 19h30.

Como chegar - Para chegar ao Festival em veículo particular, o público deve deixar o carro ou moto no estacionamento do evento que fica na Rodovia Dep. Adib Chammas, altura do km 47, e pegar um dos microônibus do FIP que levará todos até a entrada da parte baixa de Paranapiacaba. Também haverá vans adaptadas à disposição.

Os micro-ônibus começam a levar o público para a Vila às 10h e o último veículo para acesso ao Festival sai às 18h. No sentido contrário, para voltar para o estacionamento, o último micro-ônibus sairá da Vila às 20h.

Os valores de estacionamento são R$ 50 para carros, R$ 40 para motos, R$ 100 para vans e R$ 200 para ônibus.

Quem optar por ir de transporte público até Paranapiacaba pode pegar a linha 040, saindo do Terminal Rodoviário de Prefeito Saladino, ou a linha 424, que sai da estação Rio Grande da Serra da CPTM. Ambas as linhas são operadas pela Next Mobilidade.

Programação do 21º FIP

| 23/7 - Sábado |
Palco Mercado | Avenida Antonio Olyntho - Parte Baixa
Locutor: Lellé Ferreira